Arquivo

Sucessão presidencial. Descubra por que Lula e Serra fogem das prévias como o Diabo da cruz

Na verdade, a questão é simples: um, Lula, já teve que enfrentar uma e não tem a mínima vontade de entrar noutra, agora apoiando a sua Chefe da Casa Civil. Outro, Serra, desconfia (e tem lá suas razões) que é melhor continuar tudo sempre no ninho tucano, com decisões de cúpula.

 

O atual presidente, aparentemente, escorado por sua popularidade, tende a engolfar de vez o PT e impedir qualquer tentativa de reviver uma consulta a todos os filiados. Não correrá qualquer risco. Já o pretendente a sucede-lo talvez não escape. A menos que consiga convencer (o que hoje aparentemente é improvável) seu adversário interno, o mineiro Aécio Neves.

 

A respeito, e sobre as razões de uns e outros, vale a pena ler interessante comentário assinado por Ricardo Noblat, na página deste jornalista na internet. Acompanhe:

 

“Prévias? Esqueçam!

 

O que há de comum entre Lula e o governador José Serra, de São Paulo? Noves fora muitas coisas, os dois são firmes adversários da idéia de realização de prévias para a escolha dos candidatos dos seus partidos à eleição presidencial de 2010.

 

Lula escolheu para sucedê-lo a ministra Dilma Rousseff. Serra imagina que será o candidato do PSDB.

 

O PT tem larga experiência com prévias. Sempre que há dois ou mais aspirantes a cargos majoritários sem a menor chance de se entenderem, o partido convoca uma prévia. Votam todos os filiados daquela determinada circunscrição.

 

Até Lula foi obrigado a disputar uma prévia com o senador Eduardo Suplicy (SP) para sair candidato a presidente da República em 2002. Registre-se que ele ficou furioso com Suplicy. E que Suplicy obteve nada desprezíveis 15% do total de votos…”

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra do comentário “Prévias? Esqueçam”, do jornalista Ricardo Noblat.

Leia também o artigo “Tucanos à procura de foco na política”, de Tales Faria, na coluna “Coisas da Política”, do Jornal do Brasil – reproduzido no Blog dos Blogs.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo