ASSEMBLEIA. Valdeci cobra do Governo do Estado criação de programa local de renda emergencial
Deputado lembra de “promessa feita por Eduardo Leite em junho deste ano”
Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar / Por Marcelo Antunes
O deputado estadual Valdeci Oliveira encaminhou, nesta quarta-feira (30), um ofício ao governador do Estado, Eduardo Leite, para cobrar ações imediatas de apoio às pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social nesta crise da covid-19.
A iniciativa do deputado é uma resposta à confirmação, por parte do governo federal, do fim do auxílio emergencial nacional, programa que atendeu 2,8 milhões de gaúchos e gaúchas e injetou mais de R$10 bilhões na economia do Estado. Para Valdeci, a situação é “gravíssima”, já que o encerramento do auxílio coincide com a chegada da segunda onda de disseminação do coronavírus.
“Não há nenhuma perspectiva quanto ao surgimento de alguma política federal que venha a substituir esse programa de renda. Nesse cenário, os governos estaduais têm que agir, e o governador Leite já se comprometeu publicamente, em junho passado, a criar um programa de transferência de renda voltada às famílias carentes após a vigência da ação federal. O momento é agora. O auxílio federal acabou, mas a situação de emergência segue existindo, infelizmente. O assunto é muito sério e diz respeito à vida de milhões de homens e mulheres, diz respeito à diferença entre ter ou não o que comer”, destacou Valdeci.
No ofício, o deputado destaca que o tema vem sendo tratado pelo menos desde o final do ano passado, quando protocolou na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 528/2019 propondo a criação de uma política estadual de Renda Básica. E que no início de 2020, justamente por conta do caos sanitário e seus reflexos sobre a economia, encaminhou outra matéria (PL74/2020), desta vez para que fosse instituído, em caráter imediato, o Programa Emergencial de Renda Básica no âmbito do Rio Grande do Sul. “Assim responderíamos de forma rápida e solidária os impactos sociais e econômicos que a população gaúcha já vinha sofrendo”, explicou Valdeci. O PL da Renda Emergencial estadual foi recentemente aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e passa agora a ser analisado pelo conjunto dos deputados e deputadas.
Valdeci também se colocou à disposição do governador e da sua equipe para apresentar os detalhes da proposta da Renda Básica Emergencial e demonstrar ser possível executar a iniciativa sem gerar custos de implementação. “O Rio Grande do Sul poderá dar um grande exemplo ao país ao garantir proteção e dignidade a quem mais precisa em meio ao cenário cruel que ainda teremos de enfrentar nos próximos meses”, acredita o parlamentar.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.