DestaquePolítica

BASTIDORES. Vereadora eleita de Santa Maria participa de inauguração de ponte com Bolsonaro

Roberta Pereira Leitão acompanhava o senador Luis Carlos Heinze no ato

Roberta Pereira Leitão, Luis Carlos Heinze e Jair Bolsonaro, na manhã desta quinta-feira (11), em Porto Alegre (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A vereadora eleita de Santa Maria, Roberta Pereira Leitão (PP), participou da inauguração da nova ponte do Guaíba, que liga a Região Metropolitana ao Sul do Estado. O evento contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do governador Eduardo Leite (PSDB).

Roberta estava acompanhando o senador Luis Carlos Heinze (PP) e, após a cerimônia, conversou rapidamente com Bolsonaro.

“Agradeci ao presidente e aos ministros pelo trabalho que estão desenvolvendo pelo país. Declarei meu apoio e desejei que Deus lhes abençoasse”, disse a vereadora eleita.

A ponte

A nova ponte do Guaíba tem 2,9 quilômetros de extensão suspensos e está apoiada em 3.232 estacas. É composta por duas faixas de rolamento para cada sentido, cada uma com 3,8 metros de largura cada, canteiro central de 1,3 metro e acostamentos de 3,9 metros.

O empreendimento foi executado quase na totalidade por elementos pré-fabricados. Ao todo, foram moldadas mais de 18 mil unidades de estacas, pilares, vigas, lajes, aduelas, guarda-rodas e outras que consumiram 348,7 mil toneladas de concreto e quase 19 mil toneladas de aço. A obra foi iniciada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em 2014.

A estimativa é que 50 mil veículos utilizem a travessia diariamente. Com isso, deverão ser reduzidos os congestionamentos na entrada da capital, agravados pela necessidade de içamento ou falhas mecânicas do vão móvel da antiga ponte, construída na década de 1950.

Localização

A ponte está situada no Delta do Jacuí, conjunto formado por 17 ilhas entre os rios Gravataí, dos Sinos, Jacuí e o Lago Guaíba. Na prática, é uma travessia sobre canais.

Embora seja considerada a nove ponte do Guaíba, na verdade, a maior parte da estrutura atravessa o Canal Humaitá, enquanto trechos menores passam pelos canais do Chico Inglês, Três Rios e do Jacuí. O lago inicia apenas alguns quilômetros após a travessia.

E a máscara?

A passagem de Bolsonaro pelo Estado chamou atenção pelas aglomerações provocadas e pela ausência do uso de máscara pelo presidente. O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) criticou o fato.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo