DestaqueSaúde

CIDADE. Durante semana e feriadão de Natal, Prefeitura realiza mais de 130 vistorias anticovid

Distribuidora de bebidas e lancheria foram notificadas pelos fiscais municipais

Segundo a Prefeitura, ações “seguem de maneira educativa e orientativa”, para cumprimento de decretos (foto João Alves/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Diniana Rubim

O avanço de casos de coronavírus em Santa Maria, principalmente neste período de festas de fim de ano, têm sido um desafio para as pessoas estarem mais atentas com a saúde. Por isso, a Fiscalização Municipal Integrada segue trabalhando diariamente orientando a população no sentido de conter a proliferação da Covid-19. Entre 21 e 27 de dezembro, os servidores realizaram 139 vistorias. Uma distribuidora de bebidas e uma lancheria foram notificadas por estarem em funcionamento fora do horário permitido. 

As fiscalizações seguem de maneira educativa e orientativa para que as medidas previstas pelos decretos locais e estaduais sejam cumpridas. Neste domingo (27), a força-tarefa atendeu denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica em via pública. O caso foi na Praça Marechal Mallet. No local, foi realizada orientação e emitidas notificação e autuação pelos fiscais, além de Termo Circunstanciado pela Brigada Militar. Outra denúncia de aglomeração foi verificada no Ginásio do Oreco e arredores. As pessoas foram orientadas e dispersadas. O CIOSP também recebeu denúncia de aglomeração e de não uso de máscara na Avenida Hélvio Basso. As pessoas foram orientadas e dispersadas do local.

No sábado (26), os servidores atenderam denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica em via pública na Avenida Borges de Medeiros, nas proximidades de uma distribuidora de bebidas. As pessoas foram abordadas, revistadas, orientadas, notificadas e multadas. Além disso, 20 motos foram abordadas. Dessas, oito foram notificadas e multadas por irregularidades. Na mesma avenida, um trailer foi orientado e notificado por estar em funcionamento fora do horário permitido. Também no sábado, o CIOSP recebeu denúncia de uma festa de aniversário com cerca de 40 pessoas, no Bairro Itararé. Os fiscais foram até o local, orientaram as pessoas e solicitaram o encerramento da atividade.

Na sexta-feira (25), feriado de Natal, a equipe da força-tarefa foi acionada e verificou denúncia de aglomeração, de não uso de máscara e de consumo de bebida alcoólica nas proximidades de uma distribuidora de bebidas na Rua Duque de Caxias. O responsável foi orientado e recebeu notificação por estar em funcionamento fora do horário permitido. Os fiscais também constataram a mesma situação próximo a uma outra distribuidora de bebidas, na Avenida Borges de Medeiros. Porém, neste caso, o grupo de pessoas foi orientado e realizada a notificação.

Diante do contexto atual, o superintendente da Vigilância em Saúde, Alexandre Streb, reforça que as ações continuam intensificadas pela Fiscalização Municipal Integrada e com o reforço de mais policiais militares. Com isso, é possível ampliar as atividades de orientação e controle de todos os tipos de aglomerações. 

“Infelizmente, notamos que a resistência da população cresce em maior proporção. São festas clandestinas, reuniões familiares com mais pessoas que o preconizado, estabelecimentos noturnos desobedecendo o distanciamento entre as pessoas, supermercados lotados, grupos consumindo bebida em via pública à noite, não uso de máscaras, entre outros. Embora, como é sabido, assim como todos trabalhadores de linha de frente, os fiscais, guardas e policiais da fiscalização integrada também estejam cansados, não diminuiremos o ritmo de trabalho. O plano é seguir orientando, esclarecendo a população e tomando as medidas administrativas cabíveis, para conter a doença no Município, até quando for necessário. Mas mais uma vez apelamos para que a população nos ajude”, explica Streb.

A equipe da força-tarefa é formada pelos servidores da Guarda Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Secretaria de Estruturação e Regularização Urbana, Vigilância Sanitária e Brigada Militar. Denúncias podem ser feitas para o Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP) através do número 153 e 190

Alvos das vistorias

• Armazém – 1

• Banco – 1

• Bar – 28

• Comércio em geral – 16

• Conveniência – 4

• Distribuidoras de bebidas – 15

• Farmácia – 1

• Lancheria – 10

• Lanches rápido – 6

• Outros – 31

• Padaria – 2

• Restaurante – 11

• Serviços em saúde – 1

• Supermercado – 12

Notificações emitidas

• Distribuidora de bebidas – 1 (em funcionamento fora do horário permitido)

• Lancheria – 1 (em atendimento a clientes fora do horário permitido)

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo