Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaquePrefeituraSanta Maria

CIDADE. Festa empresarial e rodeio aglomeraram pessoas em dois bairros. Fiscalização anticovid foi lá

Mais de uma centena de locais de Santa Maria são vistoriados nos últimos dias

Fiscalização Municipal Integrada conta com o reforço da Brigada, inclusive do Batalhão da Polícia de Choque (foto João Alves/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Diniana Rubin

Mesmo em situação crítica com o aumento de casos de Covid-19 e diante das novas medidas restritivas para tentar frear o avanço do coronavírus em Santa Maria, ainda há registros de festas clandestinas e aglomeração de pessoas. Por isso, as ações da Fiscalização Municipal Integrada seguirão reforçadas nos próximos dias, com apoio da Brigada Militar e do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChoque). 

O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu denúncia sobre a realização de uma festa de empresa na tarde de sábado (12), com cerca de 30 pessoas, na estrada Antônio Aita, no Bairro Km 3. A Fiscalização Municipal Integrada notificou o responsável por aglomeração e pela não exigência do uso de máscara aos participantes. Ainda, no mesmo dia, os servidores atenderam outra denúncia de aglomeração, com cerca de 40 pessoas e o não uso de máscara, em um rodeio, na Vila Nossa Senhora da Conceição, no Bairro Caturrita. Os responsáveis também foram notificados pelo não cumprimento de decreto estadual.

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Santo Cordeiro, para conter os casos de aglomerações, as ações de fiscalização seguirão intensificadas durante toda esta semana. Para isso, desta segunda até a quarta-feira (16), os servidores também contarão com o apoio do 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChoque), quando necessário. Além disso, os servidores estão diariamente conversando com os empresários, deixando cópias do decreto municipal 262 nos estabelecimentos como forma de alertar para os horários de funcionamento.

De 9 a 13 de dezembro, a força-tarefa realizou 113 vistorias junto a pessoas físicas e jurídicas. Por não estarem cumprindo os Decretos Executivos, foram emitidos sete autos de infração, sendo para um restaurante, para duas distribuidoras de bebidas, para três lancherias e para um minimercado. Todas por descumprirem horário de funcionamento. Os servidores emitiram outras duas notificações contra uma distribuidora de bebidas, também por descumprimento do horário de funcionamento e por permitir o consumo de bebida em via pública.

Patrulha da Máscara

Outra iniciativa realizada pela Prefeitura no combate ao coronavírus é a atuação das equipes da Patrulha da Máscara, que percorreram ruas, avenidas e praças dos bairros Centro e Tancredo Neves no último fim de semana. O objetivo é orientar as pessoas sobre os riscos de transmissão da Covid-19. Mesmo com o tempo instável e com períodos de chuva, os servidores circularam pela praça do Mallet e em demais localidades de Santa Maria. Quando necessário, foi distribuído o item de proteção facial.

As fiscalizações seguem de maneira educativa e orientativa para que as medidas restritivas previstas pelos decretos locais e estaduais sejam cumpridas. A força-tarefa da fiscalização é formada pelas equipes das secretarias de Estruturação e Regulação Urbana, de Saúde, de Mobilidade Urbana, de Meio Ambiente, de Finanças, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, além da Controladoria Geral do Município e da Casa Civil. Todos atuam de forma conjunta e em escalas de trabalho, cumprindo rotinas de fiscalização ordinárias e atendendo as demandas recebidas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), onde estão centralizados os canais de recebimento de denúncias sobre a Covid-19.

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

Alvos das vistorias

• Atividade recreativa – 2

• Bar – 14

• Comércio em geral – 28

• Conveniência – 1

• Distribuidoras de bebidas – 11

• Estabelecimento de ensino – 2

• Lancheria – 11

• Minimercado – 1

• Outros – 15

• Padaria – 1

• Posto de combustível – 6

• Restaurante – 11

• Supermercado – 8

• Templo religioso – 2

Notificações emitidas

• Distribuidora de bebidas – 1 (descumprimento do horário de funcionamento e clientes no interior da loja)

• Distribuidora de bebidas – 1 (aglomeração de pessoas e consumo de bebida em frente ao local)

• Distribuidora de bebidas – 1 (descumprimento do horário de funcionamento)

• Lancheria – 3 (descumprimento do horário de funcionamento)

• Minimercado – 1(não uso de máscaras e aglomeração de pessoas)

• Outros – 1 (consumo de bebida em via pública)

• Restaurante – 1 (descumprimento do horário de funcionamento e número de pessoas por mesa mais que o permitido)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo