Santa Maria

CIDADE. Prefeitura recebe máscaras confeccionadas por apenados da Penitenciária Estadual de Sta Maria

Trabalho feito por nove detentos faz parte de iniciativa de reinserção social

Itens de proteção serão destinados às equipes que atuam na Fiscalização Integrada do Município, na Patrulha da Máscara e nas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. Foto Susepe / Divulgação

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

As medidas de proteção para saúde e segurança devido a pandemia de coronavírus seguem em vigência, e Santa Maria ganhou um reforço na manhã de sexta-feira (11). A Prefeitura recebeu mil máscaras de proteção facial confeccionadas pelos apenados da Penitenciária Estadual de Santa Maria. O trabalho dos nove detentos faz parte da iniciativa de reinserção social e de oportunidade de trabalho, promovido pelo Executivo em parceria com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

“O trabalho que os apenados fazem de confecção dessas máscaras vai salvar vidas. Eu trabalhei um ano na penitenciária, fiz meu estágio lá. Só quem viveu o dia a dia do lugar entende que a rotina lá não é fácil, mas que todos merecem uma nova chance. Esse trabalho dos apenados faz parte do nosso projeto Reintegra Santa Maria, que busca dar oportunidade de aprender uma profissão que auxilie na reinserção social deles”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom, ao receber o material no Gabinete de Governança.

Os itens de proteção serão destinados às equipes que atuam na Fiscalização Integrada do Município, na Patrulha da Máscara e nas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social. O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, presente na entrega dos itens, explica que o material para confecção das máscaras foi fornecido pela Prefeitura e o acordo é que mais mil itens sejam entregues. Os insumos foram custeados com recursos da Saúde, com investimento de R$ 4.196,80. Cada máscara tem custo de R$ 2,10.

O delegado da Susepe, Anderson Prochnow, presente na entrega, agradeceu o apoio da Prefeitura na ação feita junto aos apenados e reforçou que o resultado vai além das máscaras prontas, já que é possível perceber o quanto os detentos se interessam pelo trabalho. Segundo Prochnow, se dependesse dos apenados, o serviço de corte e costura funcionaria em feriados e finais de semana também.

Além da confecção dos itens de proteção ao coronavírus, o Reintegra Santa Maria também conta com o trabalho dos apenados nas praças da cidade, em que realizam a limpeza, manutenção e revitalização dos espaços. O grupo que integra a iniciativa já atuou nas praças do Mallet e dos Bombeiros.

O ato de entrega das máscaras também contou com o delegado adjunto da Susepe, Sergio Dalcol, e com a assistente social e coordenadora técnica regional da Superintendência de Serviços Penitenciários, Adriana Rosa da Silva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo