DestaqueSaúde

COVID-19. Conselho Municipal de Saúde quer ser ouvido sobre plano de vacinação em Santa Maria

50% dos integrantes do CMS são usuários do Sistema Único de Saúde / SUS

Reunião do Conselho Municipal de Saúde em fevereiro de 2020; entidade quer participar das discussões (Foto Arquivo/Reprodução)

Da Assessoria de Imprensa da Sedufsm / Por Fritz R. Nunes (com informações do Conselho Nacional de Saúde)

Em reunião ocorrida no dia 15 de dezembro, a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) discutiu sobre a preparação adequada para o planejamento da vacinação em nosso município. Conforme a diretora da Sedufsm, e que é vice-presidente do CMS, professora Marian Noal Moro, foi enfatizado que os membros do órgão desejam ser “parceiros neste planejamento” na medida em que são responsáveis pelo Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS). Para o Conselho, quanto mais participação tiverem, mais aumenta a possibilidade de acerto na estratégia do plano de vacinação. Conforme Marian, o CMS tem em sua composição 50% de usuários, o que demostra a importância de ouvi-los, pois são o elo de ligação com aqueles que receberão a vacina.

No que se refere à campanha de vacinação propriamente dita, o entendimento do Conselho Municipal de Saúde é que ela deve ser “muito esclarecedora tanto quanto à segurança e confiabilidade das vacinas apresentadas”. Também é importante, na visão dos conselheiros, que se garanta que haverá vacina para todos (as), dentro do agendamento das prioridades. Na reunião do dia 15, esclarece a vice-presidente, também foi ventilada a ideia de o CMS se unir a outros setores importantes da sociedade para acompanharem de perto a programação da vacinação. E um dos setores que já manifestou interesse em atuação conjunta é a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores.

Conforme Marian, no dia seguinte à reunião do Conselho Municipal, em 16 de dezembro, foi divulgado pelo governo federal o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Segundo ela, o plano nacional e as definições das primeiras estratégias de vacinação em nosso município devem ser pauta da próxima reunião da mesa diretora e também da plenária do CMS…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo