DestaqueSaúde

COVID-19. Dezembro é o mês com mais casos confirmados e óbitos pelo novo coronavírus em SM

Especialista prevê que, em janeiro, a situação ainda deverá continuar crítica

Gráfico do Observatório de Informações em Saúde da UFSM exibe a concentração de óbitos em setembro e dezembro (Reprodução)

Por Maiquel Rosauro

Santa Maria vive o pior momento da pandemia de covid-19. Dezembro já é o mês com mais casos confirmados e, nesta segunda-feira (21), empatou com setembro na quantidade de mortes. A expectativa para curto prazo não é otimista.

O Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Santa Maria indica que, até esta segunda, foram registrados 2.972 casos do novo coronavírus apenas em dezembro. O recorde era setembro, com 2.267 registros. Em relação aos óbitos, dezembro e setembro contabilizam 29 mortes cada.

No total, o município possui 140 óbitos por covid-19, 11.055 casos confirmados e 9.618 recuperados (AQUI).

Em novembro, os números haviam apresentado queda. Foram 1.953 infectados e 15 mortes, conforme pode ser observado no gráfico (topo da página) do Observatório de Informações em Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

“Porém, agora, o Município passa por uma velocidade do crescimento de casos positivos para a covid-19. Isso provém de um relaxamento das medidas de prevenção por parte da população, principalmente, por meio de aglomerações e de pessoas com sintomas que não fazem o devido isolamento”, explica o médico epidemiologista da Vigilância em Saúde de Santa Maria, Marcos Lobato.

Conforme o especialista, a expectativa é de aumento no número de casos após as férias de janeiro, considerando que, além de as pessoas já não estarem mais tomando os cuidados para evitar aglomerações e as recomendações de higiene, se somam as reuniões familiares.

“As consequências disso devem aparecer ao final de janeiro, com um aumento significativo de casos mais graves”, argumenta o epidemiologista.

Fim de ano

Em relação às reuniões familiares de Natal e Ano Novo, Lobato sugere que sejam tomados os cuidados da presentes na cartilha Covid-19: preservar a vida é o melhor presente neste fim de ano, produzida pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

O Site preparou três web stories com as recomendações e você também pode conferir detalhes da Lei das Máscaras de Santa Maria. Confira AQUI.

Vacinas

De acordo com a Prefeitura, o Executivo já organiza frentes de trabalho de servidores para a imunização dos santa-marienses aos moldes da campanha de vacinação contra a H1N1. Tratativas junto ao governo Estadual já ocorrem em relação a compra ou destinação de doses, bem como de demais materiais (seringas e agulhas, por exemplo).

Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou o uso de nenhum imunizante contra a Covid-19 no país.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo