DestaqueSaúde

COVID. 489 municípios do Rio Grande do Sul em bandeira vermelha. Santa Maria já pela 2º semana

Somente uma região (com oito cidades) do estado mantém-se na cor laranja

Do portal do Correio do Povo, com imagem de Reprodução

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta segunda-feira, que indeferiu os oito pedidos de reconsideração de bandeiras enviados ao mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Assim, manterá as 20 regiões em bandeira vermelha na 31ª rodada do plano, que inicia oficialmente à 0h desta terça-feira e segue até as 23h59min da segunda-feira, 14 de dezembro.  

Apenas a área de Taquara – com os municípios de Cambará do Sul, Igrejinha, Parobé, Riozinho, Rolante, São Franciso de Paula, Taquara e Três Coroas – foi classificada na bandeira laranja. É a primeira vez que o mapa definitivo tem apenas uma bandeira laranja e 20 regiões vermelhas.  

As regiões em bandeira vermelha são: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões, Erechim, Uruguaiana, Santa Maria, Lajeado, Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, Bagé, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Guaíba. 

Piora nos indicadores 

O governo estadual decidiu manter as 20 regiões em bandeira vermelha por causa da piora no número de casos de Covid-19 ativos (aumento de 20%), nos internados em leitos clínicos com Covid-19 registrados nos últimos sete dias (+15%) e nos óbitos nos últimos sete dias (+29%).

Segundo o governo estadual, os recursos foram indeferidos em função da contínua redução de leitos livres e do aumento da ocupação de leitos de UTI nas macrorregiões. Mesmo que algumas regiões tenham apresentado média final menor do que na semana passada, o Gabinete de Crise optou pela manutenção das restrições mais severas da bandeira vermelha em um esforço para diminuir o contágio nestes 14 dias.

Regra 0-0

Nesta 31ª rodada, 489 municípios estão classificados em bandeira vermelha. Desses, 194 podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local.

O sistema de cogestão segue suspenso até 14 de dezembro. Com isso, as bandeiras anunciadas devem ser aplicadas seguindo os protocolos definidos pelo Estado. 

O levantamento completo da 31ª rodada do Distanciamento Controlado está disponível neste link. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo