É a solução? Ou… Executivo e deputados pedem federalização de 60 quilômetros da RST-287
Confira o material divulgado pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, acerca da reivindicação protocolada nesta quarta-feira, em Brasília. Lá no final, o meu comentário. A seguir:
Prefeito e deputados reivindicam em Brasília a federalização da RST-287
Em uma audiência realizada em Brasília na manhã desta quarta (20), o Prefeito Valdeci Oliveira junto com os deputados federais Paulo Pimenta (PT), Beto Albuquerque (PSB) e do Vice-Prefeito Werner Rempel, encaminhou oficialmente ao Ministério dos Transportes o pedido da federalização da RST-287 (Faixa Nova de Camobi) entre Santa Maria e Paraíso do Sul.
O pedido foi feito durante uma audiência das quatro autoridades com o Superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (Dnit), Hideraldo Caron. Segundo Valdeci, a medida visa garantir que a União possa realizar melhorias na estrada, que atualmente se encontra em precárias condições principalmente no trecho de 60 quilômetros entre a Base Aérea de Santa Maria e Paraíso do Sul. Este trecho da 287 está abandonada pelo Governo do Estado. Não há qualquer plano para recuperar ela a curto ou médio prazo. A única solução então que vemos então é tirar a rodovia das mãos do Estado e repassá-la para o Governo Federal. Este é o único acesso à cidade que não é federal e que não está em boas condições, explica o prefeito.
O deputado federal Paulo Pimenta lembra que o Governo Federal por intermédio do Dnit já recuperou nos últimos anos todos os trechos de rodovias federais que cortam Santa Maria, além de reformar a ponte do Verde, na BR-392, na divisa entre Santa Maria e São Sepé. Do jeito que está não dá para ficar. São necessárias medidas urgentes. O Governo do Estado está sendo omisso com a 287 e com o grande número de pessoas que passam pela estrada que liga Santa Maria a Porto Alegre, ressalta. O deputado também disse que a última reforma feita nesta parte da rodovia foi durante o Governo Olívio Dutra, quando o deputado Beto Albuquerque era o Secretário de Transportes do Estado.
Após a solicitação feita, o diretor do Dnit Hideraldo Caron disse que o órgão vai encaminhar um estudo para avaliar a viabilidade da transferência da rodovia para a União.
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: à população pouco importa quem é que vai mandar na estrada, se Lula ou Yeda. O que interessa é ter uma rodovia com boas condições de trafegabilidade. Objetivamente, porém, e salvo melhor juízo, já há uma grande discussão entre os governos Estadual e Federal em torno de ressarcimento de recursos gastos na manutenção das BRs. E isso vem de loooonga data. Então, e mais respeitosamente ainda, o pedido protocolado em Brasília, até pode estar cheio de boas intenções. Mas está mais para factóide do que informação com possibilidade de se confirmar.
SUGESTÃO DE LEITURA – clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.





ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.