Câmara de Vereadores

CÂMARA. Até meados de fevereiro, vereadores terão que pagar combustível com dinheiro do próprio bolso

Processo licitatório inédito pode fazer com que problema seja resolvido apenas na segunda semana de fevereiro. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

O ano mal começou, mas a nova Mesa Diretora do Legislativo santa-mariense já escuta os primeiros reclames dos vereadores. Cada parlamentar da Casa tem direito a uma cota mensal fixa de até 200 litros de litros de gasolina comum. Porém, este ano, só deverão receber o benefício na segunda semana de fevereiro.

Conforme o site apurou, é comum os vereadores ficarem sem o benefício nas primeiras semanas do ano, momento em que era realizada a licitação com os postos de combustíveis. Contudo, no fim de dezembro a Câmara aprovou uma resolução que determina o uso do novo sistema de cartão para abastecimento dos veículos particulares dos edis e para os carros oficiais da Casa. Por consequência, um processo licitatório inédito terá início.

“Não há como abreviar o prazo de uma licitação. As rubricas orçamentárias só foram disponibilizadas hoje (sexta-feira), que é um processo normal. Nos outros anos, os vereadores sempre tiveram o combustível disponível a partir do início de fevereiro. Pode ser que este ano leve uma semana a mais devido ao método do cartão”, explica o procurador da Casa, Lucas Meyne.

Um dos vereadores que reclama da situação é João Kaus (PMDB). Segundo ele, esta é a época do ano em que os parlamentares mais utilizam o veículo particular para realizar ações do mandato em bairros e nos distritos.

“Todo o ano atrasa alguns dias, mas não mais de 30 dias como está previsto. Esta é uma época de muitas visitas. Tudo o que não conseguimos alçar no ano, buscamos compensar no recesso”, explica Kaus.

O dinheiro que os vereadores desembolsarem para pagar o combustível durante a atividade parlamentar, neste início de ano, não será ressarcido pelos cofres públicos. A situação será normalizada apenas com a chegada dos cartões para abastecimento.

Controle
Conforme a Resolução Legislativa 13/2017, que regula as cotas de combustível, o parlamentar precisa encaminhar à Diretoria Administrativa da Câmara, mensalmente, uma declaração de ter feito deslocamentos necessários ao exercício do mandato parlamentar, especificando as características do veículo e o número de quilômetros rodados no período mensal.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Por favor Sr. Kaus !!! Trabalhe o ano inteiro que vai ver que 2.400 litros por ano dá para andar mais de 24.000 km. Dá pra visitar eleitor e fazer demagogia até na China !!!!

  2. E o salário, serve pra que? Ou Vereador é profissão? 200 litros de gasolina por mês…dá pra fazer a política e todo o resto da vida particular do vereador, e da família também. Nunca vi vereador ganhar mais que Secretário do Executivo. E o número de assessores então…tem secretaria que não tem a mesma quantidade de colaboradores. Tem empresa importante que não tem o mesmo número de colaboradores trabalhando. Triste ainda é ver a miudeza das discussões, meramente politiqueiras. É lamentável o legislativo santamariense, há muitas décadas.

    https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2015/02/camara-de-vereadores-de-santa-maria-o-custo-da-representatividade-cj5vvpkl80xguxbj0k7t1ijp1.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo