DestaquePartidosSanta Maria

PARTIDOS. Neto do ex-vereador Arnaldo Souza assumirá Juventude Socialista do PDT da cidade

Posse de Guilherme Souza ocorrerá de forma virtual, nesta sexta-feira (11)

Guilherme Arnaldo Torres de Souza é neto do radialista que atuou no Legislativo em três mandatos consecutivos (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A nova direção da Juventude Socialista do PDT de Santa Maria tomará posse na noite desta sexta-feira (11). A cerimônia será realizada on-line com a participação do secretário geral da Juventude Socialista Estadual do PDT, Douglas Rafael Duarte. Quem assumirá a presidência é o estudante Guilherme Arnaldo Torres de Souza, 25 anos.

Além de Souza, também tomarão posse: Lucas Ferrari, vice-presidente; Stéfany Rodrigues, secretaria geral; e Gabriel Schultz, tesoureiro. O mandato é de um ano.

“Quero, como presidente, reconectar a Juventude Socialista com a Juventude de Santa Maria, trazendo jovens que estão descontentes com a política a voltar a ter esperança de que o nosso partido tem esta conexão”, afirma Souza.

O novo presidente é neto do ex-vereador e radialista Arnaldo Francisco Rosado de Souza, campeão de votos ao Parlamento, em 1976, quando concorreu pelo MDB. Na ocasião, ele fez 4.908 votos, sendo, proporcionalmente, o mais votado daquele ano no Estado. Arnaldo era conhecido em toda a cidade pelo programa Sabe-tudo, que apresentava na Rádio Imembuí, e fazia enorme sucesso à época.

Ele foi um dos fundadores do antigo PTB em Santa Maria e era considerado um fiel seguidor de Leonel Brizola. Mas com a perda da sigla, em 1980, ajudou a fundar o PDT no município.

Pela nova legenda, foi reeleito no pleito de 1982, com 866 votos. Naquele pleito, foi o 21º mais votado. Ou seja, em quatro anos passou de primeiro colocado para o último entre os eleitos.

A redenção nas urnas veio em 1988, elegendo-se com 2.088 votos. Só não fez mais votos que um jovem engenheiro civil chamado Sergio Cechin (PFL), que estreava na carreira política com 4.279 votos.

Atuou como presidente da Casa, em 1990. Porém, em maio daquele ano, veio a falecer.

Em sua homenagem, a Câmara de Vereadores de Santa Maria instituiu, via Lei Municipal 6040/2016, a Comenda Mérito em Comunicação Vereador Arnaldo Souza, destinada aos profissionais e aos segmentos da comunicação que se destacaram pelo trabalho desenvolvido na comunidade.

A distinção já foi entregue duas vezes, em 2016 e 2018, respectivamente, para Vicente Paulo Bisogno e Renato Oliveira. Por coincidência, ambos os jornalistas, hoje, atuam na Rádio Imembuí, a mesma emissora em que Arnaldo Souza se destacou. Devido à pandemia de covid-19, a premiação não foi entregue este ano.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo