Por Maiquel Rosauro
Pinhal Grande tem o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Rio Grande do Sul. O município da Quarta Colônia fica atrás apenas de Triunfo, sede do Polo Petroquímico. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (16), em estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento do Estado.
O PIB per capita é calculado pela divisão do montante do PIB pela população. O estudo, relativo ao ano de 2018, apresenta Pinhal Grande com PIB per capita de R$ 157.011.
O município, que tem pouco mais de 4 mil habitantes, possui como maior fonte de arrecadação a geração de energia, proveniente da Usina Hidrelétrica de Itaúba, considerada a maior usina instalada no Rio Jacuí, com quatro geradores e 500 megawatts de potência.
PIB
Considerado o PIB propriamente dito, a liderança está com os municípios mais industrializados do Estado: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Gravataí. O município mais bem colocado da região Central do Estado é Santa Maria, na 13ª posição.
Tipica estatística burra. PIB é grande mas a maioria da população não faz nada para contribuir e nem percebe a maior parte dos resultados.
Parece aquele povo que compara o Brasil com o Canada. Aquele pais fornece a maior parte dos petróleo consumido nos EUA, consegue muita grana com mineração, etc. Recursos naturais não renováveis. Tem politica de migração bastante restritiva (andou afrouxando é verdade), basicamente mão de obra especializada (a ‘diversidade’ que tanto falam), ou seja, preda o sistema educacional de outros países. E a população corresponde a 85% do estado de São Paulo. Bem mais fácil deste jeito.