DestaquePolítica

NAS INTERNAS. Decimo popular, aliança única e as indefinições de outras siglas: PDT, MDB, PL, PP, PSB… 

Um passeio pelas dúvidas que ainda cercam as pré-candidaturas à Prefeitura

Rodrigo Decimo, vice-prefeito, entre o pessoal da cozinha de risoto no bairro Tancredo Neves, dois domingos atrás (Foto Divulgação)

Por Claudemir Pereira / Editor do Site

– A foto que ilustra a abertura desta seção é a personificação do esforço que, segundo líderes do PSDB, começa a dar resultado: a tentativa de dar verniz popular ao pré-candidato a prefeitura, Rodrigo Decimo.

– A participação em risoto da Associação de Moradores do bairro Tancredo Neves é apenas um dos vários eventos do intensivão que visa tornar Decimo mais conhecido na periferia.

– Há o entendimento de que, sim, este é um problema a ser resolvido. Mas há boas perspectivas e a presença constante nos bairros vai ajudar, é a expectativa.

– Enquanto isso, a primeira aliança já formada e anunciada segue confirmada: no caso a que une Valdeci Oliveira, do PT, e José Farret, do UB, respectivamente pré-candidatos a prefeito e a vice.

Farret/Valdeci: juntos, noves fora falas que surgem, em regra, dos rivais (Foto Rodrigo Ricordi/Divulgação)

– Todos os dias, porém, surge alguém dizendo que a candidatura de Farret ‘não é para valer’. Ou jogando com uma intervenção nacional no UB, a exemplo do que ocorreu com o PL.

– O fato, porém, é que não há indícios objetivos dessa possibilidade. Exceto, quem sabe, a legítima torcida de adversários. Que, aliás, são, como regra, os que perguntam se “é verdade ou não”.

– Objetivamente, no entanto, o que se tem é isso: Valdeci e Farret juntos (exceto em dias de sessão na Assembleia Legislativa) e percorrendo, dia sim, dia também, as regiões da cidade em pré-campanha.

– Em contrapartida, e sempre ressalvando que há prazo suficiente para muita conversa, conchavo e articulações, são muitas as indefinições nos outros prováveis contendores de outubro.

– A seguir, e resumidamente, algumas das questões pertinentes e ainda sem solução, num quadro que vai se resolver naturalmente até inicio de agosto, quando acaba o prazo para as convenções. Confira:

– Quem será o vice de Rodrigo Decimo? Se for tucano, o que não é a ideia, pois se imagina uma aliança forte, será Lucia Madruga. Se não….

Riesgo, com o governador mineiro Romeu Zema, na capital: solito ou com o PL? (Foto Divulgação)

– E o PP? Só o que se sabe é que não terá nome próprio, eis que furou a tentativa de atrair Giuseppe Riesgo, do Novo. Hoje, consta que a ideia seria indicar o vice de Beto Fantinel, do MDB. Mas…

– Já o novista Riesgo, que insiste na candidatura própria, imagina ser possível agora uma aliança com o PL, tão bolsonarista quanto ele, e liderado por Roberta Leitão.

– Até pode ser, mas o ex-deputado continuaria no Novo e se o PL quer ser protagonista, como apregoou Luciano Zucco, que bancou as mudanças locais, só se Riesgo se filiar ao partido. Será?

– Ainda mais que, conforme Nota divulgada na noite deste domingo, o PL vai ter candidato própria à Prefeitura. Só não disse quem, o que, claro, abre as portas para Giuseppe Riesgo. Se ele quiser.

– O PDT mantém-se firme na candidatura do ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann. Atua nesse sentido, mas, a rigor, exceto siglas menores, só teria chance real de aliança (pela esquerda) com o PSB. E aí?

– Ocorre que os socialistas, que avançam em tornar realidade o sonho de manter os dois edis, sem riscos enssa janela partidária, também oferecem um nome, o de Paulo Ricardo. O manterão?

– Por fim, nesta semana ao menos, o MDB. Só o que não se tem, ainda, é a parceria (que seria o PP, hoje), mas Beto Fantinel é, sim, o pré-candidato a prefeito.

– O fato é que o deputado tem conversado com meio mundo, inclusive o Podemos, que até evidência em contrário, também não desistiu de colocar Tony Oliveira como seu candidato.

– Aliás, e para fechar, com quem Tony se aliará? Talvez o Podemos tenha de percorrer um caminho solo. Taaalvez. A conferir, nos próximos capítulos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Riesgo esta surfando a onda da candidatura para gerar recall (no sentido marketeiro do termo). Cavalistas não tem um nome.

  2. ‘[…] vários evetnos do intensivão que visa toranr […]’. Não inventaram corretor de texto na Claudemirandia.

    Nota do editor: graças ao comentário do leitor, o texto acaba de ser corrigido. Gratíssimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo