Região

SÃO GABRIEL. Prefeitura contrata bioquímicos para testagem de covid-19 durante recesso da Unipampa

Decisão da Prefeitura viabilizará programa de contenção do vírus no município

Por Prefeitura de São Gabriel

Reunião entre o prefeito Rossano Gonçalves e o reitor Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, selou o acordo entre Prefeitura e Universidade. Foto Divulgação

A prefeitura de São Gabriel contratou três profissionais graduados em bioquímica para manter ativo o convênio com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) durante o período de férias. A Universidade ficará de recesso entre os dias 18 de dezembro e 2 de fevereiro.

Segundo o prefeito Rossano Gonçalves, os profissionais iniciaram o processo de adaptação e reconhecimento da rotina laboratorial na segunda passada. Com a decisão, São Gabriel passa ser o único Município da região R03 (de Uruguaiana) a seguir realizando exames RT-PCR através do laboratório da Unipampa. As demais prefeituras (que também integravam o convênio) passarão a encaminhar material para exames no Laboratório Central (Lacen).

A manutenção do convênio foi anunciada pelo prefeito Rossano Gonçalves em reunião com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, na manhã de sexta-feira (11), na Prefeitura Municipal.

São Gabriel terá resultados em 6 horas
O Laboratório de Monitoramento de Infecções (LAMINF) é uma parceria entre Unipampa e Prefeitura Municipal de São Gabriel e ainda conta com apoio da São Gabriel Saneamento, atendendo a comunidade para análise de pacientes da 10ª Coordenadoria de Saúde, englobando os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana do Livramento, Uruguaiana e São Gabriel. Na última semana, somente em São Gabriel, foram realizadas 150 análises por dia.

São Gabriel seguirá tendo resposta imediata em cerca de 6 horas. Já os demais municípios passarão a fazer parte da demanda de atendimento do Lacen, com resultados levando cerca de 5 dias para serem divulgados.

O médico Ricardo Coirolo, que responde pela Secretaria Municipal da Saúde de São Gabriel, disse que a decisão da Prefeitura viabiliza o programa de contenção do vírus no Município, mas a postura das demais prefeituras pode apresentar resultados negativos para a região.

“Todos os municípios perdem, pois demoram para detectar os contatos e, claro, perde toda a região, o que nos prejudica como um todo”, avaliou.

Como funciona
São Gabriel receberá os resultados em cerca de 6 horas e o Comitê, imediatamente, inicia um protocolo que inclui isolamento dos pacientes positivos e seus familiares e rastreamento de contatos. Desta forma, é possível evitar que o vírus possa ser espalhado.

Os demais municípios passarão a depender dos resultados do Lacen, que, em média são divulgados em 5 dias. Durante esse período, pacientes (potencialmente positivos) são mantidos como suspeitos, mas familiares e pessoas que tiveram contato seguem fora do protocolo. Sem a adoção imediata de medidas de contenção, a tendência é o vírus se espalhar com facilidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo