Enquete. Getúlio é o maior de todos os tempos. O professor Joél deve estar rindo a toa
Cá entre nós, não tenho a menor idéia sobre onda anda, neste momento, o professor Joél Abílio Pinto dos Santos, aquele adorável ranzinza que todos nós gostávamos, morto na quinta-feira e sepultado na sexta. Mas de uma coisa eu sei: ele estaria louco de faceiro com a pesquisa (enquete, na verdade) feita pelo jornal Folha de São Paulo (confira as sugestões de leitura, no final do texto) e publicada neste final de semana.
Perguntou o jornalão paulista a 200 pessoas dos mais variados tipos, mas nenhum exatamente das categorias ditas populares, e perguntou a elas quem seria o maior brasileiro de todos os tempos. Que pretensão, cá entre nós. Mas, enfim, às vezes o jornalismo tem dessas, também.
E não é que deu Getúlio na pedra! Claro, não foi exaaaatamente um passeio, longe disso. Inclusive porque, como foram 70 nomes os escolhidos (com justificativa, segundo o jornal), dá uma média de menos de três votos para cada um. E o glorioso gaúcho de São Borja recebeu 16. E apenas um foi obtido de alguém nascido ou criado no Rio Grande: no caso, Pedro Simon. Os outros três que consegui identificar, inclusive a governadora (nascida em Minas, mas gauchíssima) Yeda Crusius, que votou em Rui Barbosa.
Então, Joél. Pode comemorar. Ah, o Lula obteve só três votos. Menos que muita gente boa. E o Getúlio fez um a mais que Juscelino Kubitscheck e três adiante de Machado de Assis.
A má notícia para nosso querido professor, brizolista fanático, é que o Doutor Leonel não conseguiu um mísero voto. Até um tal de ninguém recebeu o seu (hehehehe, tem brincalhão pra tudo). Em compensação, o glorioso Fernando Henrique Cardoso, aquela sumidade mundial, também não logrou um único sufrágio. Pois é.
SUGESTÕES DE LEITURA – leia aqui a reportagem Getúlio Vargas é apontado como Maior Brasileiro de Todos os Tempos , assinada por Laura Capriglione e Evandro Spinelli, da Folha de São Paulo, republicada pela Folha Online.
Ah, se você quiser saber quem votou em quem clique aqui.
Aliás, não custa, e ainda é muito interessante, ler aqui o comentário Nem Serra vota em Fernando Henrique, feito pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.