PolíticaSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Falta de creches, edis no DF, Tucanafro, salário na conta, BM, ‘Narrativas del yo…’

Por MAIQUEL ROSAURO e CLAUDEMIR PEREIRA, Repórter e Editor do Site

Prefeito Jorge Pozzobom e o presidente do Tucanafro de Santa Maria, Elton Chaves Fontoura, serão homenageados na terça (foto Divulgação)

* Secretariado Estadual da Militância Negra do PSDB (Tucanafro) irá realizar ato especial, nesta terça, às 19h, no Espaço de Convergência da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.  O objetivo é comemorar os dez anos do Tucanafro no Estado.

* Na cerimônia, serão homenageadas dez autoridades e dez lideranças negras. Em comum, os 20 agraciados se destacaram na luta pela igualdade de oportunidades e por condições igualitárias para o empoderamento do povo negro.

* Entres os homenageados estão dois santa-marienses: o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e presidente do Tucanafro na cidade, Elton Chaves Fontoura.

* A Promotora de Justiça regional da Educação, Rosângela Corrêa da Rosa, participou, quinta (8), da Comissão de Educação do Legislativo e divulgou números que impressionaram os edis.

* Conforme Rosângela, entre 2016 e 2017, houve salto de crianças atendidas em creches, na cidade, de 1.655 a 1.984. Porém, o aumento das vagas é insuficiente para a demanda.

* “Há 600 crianças na lista de espera por creches”, disse a promotora.

* Rozângela também destacou que há cerca de 2,6 mil crianças fora da escola em Santa Maria, o que abrange as redes de ensino municipal e estadual.

* A Comissão de Educação e o Ministério Público preparam audiência pública que irá discutir a reestruturação do Conselho Municipal de Educação e estabelecer prioridades em relação às creches em construção no município.

* O vereador João Kaus (MDB), o único parlamentar que votou contra o projeto que proíbe fogos de artifício com estampidos em Santa Maria, faz uma ressalva sobre a sua posição.

* Kaus disse ao site que é favorável à proposta, porém entende que o projeto deveria ser mais flexível em relação às festas de final de ano.

* “É um costume comemorarmos o Natal e o Ano Novo com fogos de artifício com estampido. São apenas dois dias durante o ano que poderiam ser exceção à nova lei”, explica Kaus.

* O vereador também destaca que segue na presidência da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais.

* Desta segunda até quarta, dois edis santa-marienses estarão em peregrinação pelos gabinetes de Brasília.  Marion Mortari (PSD) e Alexandre Vargas (PRB) vão em busca dos últimos recursos disponíveis em emendas parlamentares. É a explicação dada para a a viagem.

Cronograma para discutir proposta de Orçamento foi definido pela Comissão de Finanças (foto Camila Porto Nascimento/AICV)

* Ambos não estarão, portanto, na sessão desta terça. Que, aliás, não tem nada polemico previsto. Por sinal, o único grande tema, agora, é a votação do Orçamento Municipal para 2019.

* Até a votação, prevista para o dia 13 de dezembro, vários atos acontecem. Está, por exemplo, correndo o prazo para que o executivo ajuste eventuais inconformidades.

* Data importante é o dia 27, uma terça-feira. Nesta data, pela manhã, acontece audiência pública para debater a proposta da Prefeitura para o Orçamento.

* Os servidores públicos do Executivo do Estado começam a receber apenas nesta segunda, dia 12, seu salário relativo a outubro.

* Por sinal, só irá receber (e deve estar na sua conta até o final da manhã) quem tem rendimento liquido de até R$ 1.300, o que contempla 27 mil matrículas (equivalente a 22% do funcionalismo).

* A Brigada Militar realiza nesta segunda, às 4 da tarde, na Academia de Polícia Militar, a formatura de 2 mil novos soldados, que se incorporam à instituição.

* O ato, que marca o início do Curso Básico de Formação de Policial Militar terá a presença do secretário Cezar Schirmer e do comandante da BM, coronel Mário Ikeda.

* Para fechar, dica cultural: até 5 de dezembro, no Museu de Arte de Santa Maria (de segunda a sexta entre 8 da manhã e 4 da tarde), você confere a mostra “Narrativas del Yo: fluxos e (de) composições”, do artista Lutiere Dalla Valle, professor do Departamento de Artes Visuais/UFSM.

* São 47 obras marcadas pela dualidade entre o suporte delicado do papel vegetal e as construções minuciosamente executadas em nanquim.

* O artista convida o público a explorar, construir e perceber diferentes olhares sobre o outro, como mostra material produzido pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo