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POLÍTICA. Folha Política, TV Revolta, TV Relaxa. Não são exatamente páginas inocentes a transitar por aí

“Dilma Bolada” e toda a sua presença na rede: cobiçada por apoiadores de Aécio Neves. É?
“Dilma Bolada” e toda a sua presença na rede: cobiçada por apoiadores de Aécio Neves. É?

Faltava uma reportagem a respeito disso. Faltava. O Jornal do Brasil produziu excelente material, explicando detalhadamente o que estão fazendo os principais atores da política nacional, neste momento de campanha eleitoral. Dá pra afirmar que o mote foi a tentativa (não confirmada, nem desmentida) de aquisição do perfeil “Dilma Bolada”, o maior sucesso das chamadas mídias sociais, por emissaries ou representantes ou simplesmente interessados em se cacifar diante do tucano Aécio Neves.

Mas, enfim, o que representa a TV Revolta, o sucesso mais recente? E a TV Relaxa? E a Folha Política? Todos se espalham pela rede, em meio a supostas mensagens de autoajuda mas, definitivamente, engajadas ideologicamente. Vale, meeeesmo, conferir a reportagem assinada por Ana Luiza Albuquerque. A seguir:

Redes sociais se consolidam como um novo mercado para a política

Nesta semana, o blogueiro Jeferson Monteiro, criador do perfil fake  no Facebook “Dilma Bolada”, que conta com mais de 1 milhão de curtidas – enquanto o oficial tem pouco mais de 500 mil – denunciou que uma agência de publicidade teria tentado comprar a página para torná-la favorável ao PSDB de Aécio Neves, e não mais à presidente Dilma Rousseff. O caso ganhou incrível repercussão e reacendeu a discussão sobre a importância das redes sociais como ferramenta política e diferencial para as eleições.

“Está se formando um mercado de identidades virtuais por meio de blogs e páginas nas redes sociais. Sabemos que há centenas deles, com diferentes níveis de acesso, mas que ainda não estão precificados, não têm um valor de mercado. Quando tiver início uma formalização deste processo, terão preço. Essa questão com o perfil da ‘Dilma Bolada’ começou a marcar um valor, exatamente porque a imagem que o criador formou atrai as pessoas e potencializa a informação, no sentido do emissor pro receptor”, defende o cientista político e professor da Unicamp Valeriano Costa.

O especialista afirma que o processo tende a se expandir. “É um novo mundo se abrindo, tem uma importância crescente. A internet multiplicou e difundiu a figura de identidade. As páginas têm um número gigantesco de acessos e o Brasil é um dos países com mais acessos dessas páginas no mundo. Se isso não for decisivo nas eleições deste ano, nas próximas pode ser ainda mais relevante”, aponta. “Não é à toa que os meios de comunicação tradicionais estão sendo pressionados e os jornalistas criando sites. Não se sabe até onde vai esse movimento, mas é claramente marcante”, completa…”

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Um Comentário

  1. A autora da coluna faz parte do programa de estágio do JB. Aparentemente espera se formar em 2015.
    Dilma Bolada é uma sacada porque suaviza a imagem da "gerentona".
    Folha política, TV Revolta e TV Relaxa não são inocentes. Inocentes, cheirosos e confiáveis são os blogs que defendem abertamente o governo e atacam a oposição. E os que dizem que não tem filiação para parecer isentos também.

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