DestaquePaís

BRASIL. Provável reforma ministerial deverá mexer com gaúcho do Primeiro Escalão de Jair Bolsonaro

Onyx Lorenzoni pode entrar na onda das mudanças. Mas seguiria no Planalto

Ministro da Cidadania deve ocupar a Secretaria-Geral, abrindo espaço para aliados na Esplanada (foto Carolina Antunes/Divulgação)

Do portal R7, no Correio do Povo

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, pode assumir a Secretaria-Geral da Presidência, segundo fontes ouvidas pelo portal R7. A pasta é ocupada interinamente por Pedro Marques desde a saída de Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União. O movimento é estudado dentro da reforma ministerial do presidente Bolsonaro esperada para fevereiro, após as eleições das presidências da Câmara e do Senado. Ao mover peças, o presidente consegue abrir espaço para a nova base de apoio formada no Congresso.

O ministério da Cidadania é considerado estratégico por muitos partidos por ser o responsável pelo programa Bolsa Família. Ainda não se sabe, no entanto, quem irá assumir a Cidadania. “O presidente é caixinha de surpresas. Lembra quando o Marcelo Álvaro saiu do Ministério do Turismo? Muitos começaram a cogitar uma indicação do centrão ou até um militar, daí Presidente foi e nomeou o Presidente da Embratur, Gilson Machado”, diz uma fonte próxima das articulações.

Se confirmada, a volta de Lorenzoni ao Planalto ocorrerá um ano depois de ele ter deixado a Casa Civil. Homem de confiança do presidente durante a campanha, na formação e no início do governo, o deputado federal gaúcho foi perdendo espaço e houve quem apostasse que sairia da Esplanada deixando também o governo e reassumindo o mandato na Câmara dos Deputados, destino do seu antecessor na Cidadania, Osmar Terra.

Mas a ideia de Bolsonaro, segundo fontes próximas do presidente, é outra. A tendência é que ele divida a Secretaria Geral, deixando a SAJ (Subchefia para Assuntos Jurídicos), responsável pela publicação de todos os atos do Governo, com o interino Pedro Marques e a secretaria, que é uma espécie de “prefeitura Palácio do Planalto”, com Onyx.

No xadrez da Esplanada, há pressões para trocas em mais ministérios. O centrão e partidos da base de apoio do Governo defendem as saídas do titular da Saúde, General Pazuello e de Ernesto Araújo do Ministério de Relações Exteriores.

Já a ala Bolsonarista na Câmara dos Deputados, torce para mudanças na articulação política. O grupo está insatisfeito com o trabalho feito pelo Ministro Luiz Eduardo Ramos. Os relatos são: “Ramos é boa praça, bom de conversa, mas muitos tem visto ele como cedendo muito aos deputados do centrão e nada para os bolsonaristas, pois sabe que os bolsonaristas votam com o governo de qualquer maneira.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo