CongressoEleições 2014PolíticaReligião

CÂMARA. Bancada dos evangélicos deve chegar a 70 deputados. Entre eles, o notório pastor Marco Feliciano

Pastor Marco Feliciano, o ícone do grupo, fez 400 mil votos em São Paulo e se elegeria sozinho
Pastor Marco Feliciano, o ícone do grupo, fez 400 mil votos em São Paulo e se elegeria sozinho

Não se trata, aqui, por favor, de discriminação. Apenas registro obrigatório. Afinal, a bancada dita evangélica, normalmente formada por oriundos das religiões neopentecostais, tem todo o direito de se manifestar. Assim como o editor tem convicção de que é preciso anotar: se trata do grupo mais retrógrado da sociedade brasileira, impedindo necessários avanços, inclusive no campo da ciência.

E olha que nem se está falando dos ditos costumes. Aqui, ponteia como representante das trevas o pastor Marco Feliciano. Que, no entanto, tem seus seguidores. Só eleitores são perto de 400 mil, como você pode conferir no material originalmente publicado (a propósito desse numeroso grupo) no portal Congresso em Foco, com base em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (DIAP). A reportagem é de Edson Sardinha, com foto de Fábio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:

Lideranças evangélicas avançam na Câmara

Reeleito com quase o dobro da votação de 2010, o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) terá a companhia de dezenas de lideranças evangélicas na Câmara a partir de 2015. Levantamento preliminar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indica que pelo menos 43 líderes evangélicos se elegeram deputados federais nesse domingo (5). O Diap projeta, no entanto, que a nova bancada evangélica será maior do que a eleita em 2010, quando 70 evangélicos conquistaram uma cadeira na Câmara. Há pelo menos cinco religiosos da Igreja Universal do Reino de Deus, oito da Assembleia de Deus e cinco da Igreja Batista.

A pesquisa reúne bispos, pastores e cantores gospel, além de parlamentares que têm no segmento evangélico a maior parte de seu eleitorado. São 32 deputados reeleitos e 13 novos. Entre eles, estão alguns dos campeões de votos nesta eleição. É o caso de Christiane Yared (PTN), pastora evangélica, que chega à Casa na condição de deputada mais votada da bancada paranaense. Em sua estreia nas urnas, ela recebeu mais de 200 mil votos.

Entre os reeleitos está o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), que teve mais de 232 mil votos – a terceira maior votação entre os parlamentares fluminenses. Além de Christiane Yared, Eduardo Cunha e Marco Feliciano – o terceiro mais votado em São Paulo com quase 400 mil votos -, outro evangélico que ficou entre os campeões de voto foi o Pastor Eurico (PSB-PE), reeleito para mais um mandato. Os quatro parlamentares tiveram votos suficientes para se elegerem sozinhos, sem a necessidade de somar os votos do partido ou coligação. Nesta eleição, apenas 35 deputados alcançaram esse feito, ou seja, atingiram o chamado quociente eleitoral…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo