DestaqueSanta Maria

CIDADE. Em operação anticovid, força-tarefa da Prefeitura interdita bar e distribuidora de bebidas

Foram mais de uma centena de vistorias realizadas entre sexta e domingo

Força-tarefa emitiu oito notificações e seis autos de infração e realizou duas interdições no fim de semana (foto João Alves/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Diniana Rubin

Para coibir a disseminação da Covid-19, e no contexto de Santa Maria estar em bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado, o trabalho da Fiscalização Municipal Integrada permanece intensivo. Desde sexta-feira (22) até este domingo (24), os servidores realizaram 103 fiscalizações. Desse total, foram emitidas oito notificações e seis autos de infração, além de uma distribuidora de bebidas e um bar terem sido interditados, no domingo, por já haver várias notificações e autuações por descumprimento dos Decretos Municipais.

Os autos de infração foram emitidos contra os seguintes estabelecimentos, nas seguintes situações: uma distribuidora de bebidas, por desrespeitar o distanciamento entre clientes e ultrapassar o limite de quatro pessoas por mesa, além de ser notificada e receber termo de interdição por 90 dias; um bar, por desrespeitar o distanciamento entre clientes e ultrapassar o limite de quatro pessoas por mesa, além de receber termo de interdição por 90 dias; dois estabelecimentos de lanches rápido, em funcionamento fora do horário permitido e com muitas pessoas no local; um comércio em geral por estar funcionando fora do horário permitido; e um bar com clientes sem máscara na fila, além de desrespeitar o distanciamento e ultrapassar o limite de quatro pessoas na mesa.

No sábado (23), a fiscalização constatou aglomeração de cerca de 100 pessoas, em torno de 20 carros e duas motocicletas na Rua David Ribeiro, no Bairro Tomazetti, próximo a um condomínio residencial. Foi realizado Termo Circunstanciado pela Brigada Militar, recolhimento de veículos e dispersão das pessoas. Já na primeira hora da madrugada de sábado (23), aproximadamente 200 pessoas estavam aglomeradas na Rua do Rosário. Com a chegada das equipes da força-tarefa, elas foram se dispensando rapidamente. Além disso, na sexta (22) à noite, a força-tarefa fez a averiguação de aglomeração de pessoas na Avenida Borges de Medeiros, em frente a uma distribuidora de bebidas, e, com a chegada das equipes de fiscalização, as pessoas se dispersaram.

Os servidores da Fiscalização Municipal Integrada fazem parte da Casa Civil, da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana. Eles foram treinados, têm domínio da legislação sanitária e dos decretos de isolamento social. Diariamente, estão nas ruas e avenidas da cidade realizando ações que buscam garantir a segurança da população por meio do cumprimento dos Decretos Executivos Municipais.

Denúncias de descumprimento das medidas podem ser feitas à Guarda Municipal pelos números 153, (55) 99217-8122, 99167-4728 e 99167-8452 (os celulares, somente via WhatsApp). A Superintendência da Guarda Municipal enfatiza que esses números são exclusivos para o registro de denúncias.

Ações da Fiscalização Municipal Integrada

Entre 22 e 24 de janeiro 

Alvos das vistorias

• Bar – 21

• Casa noturna – 2

• Comércio em geral – 5

• Conveniência – 1

• Distribuidoras de bebidas – 9

• Estabelecimento de ensino – 2

• Farmácia – 11

• Lanches rápido – 4

• Outros – 41

• Restaurante – 2

• Supermercado – 5

Notificações emitidas

• Lanches rápido – 2 (funcionando fora do horário permitido e com muitas pessoas no local)

• Comércio em geral – 1 (funcionando fora do horário permitido)

• Distribuidora de bebidas – 1 (desrespeitou o distanciamento e ultrapassou o limite de quatro pessoas entre as mesas – interdição por 90 dias)

• Bar – 1 (desrespeitou o distanciamento e ultrapassou o limite de quatro pessoas entre as mesas – interdição por 90 dias) 

• Bar – 1 (clientes sem máscara na fila, desrespeitou o distanciamento e ultrapassou o limite de quatro pessoas entre as mesas)

• Bar – 1 (em atendimento após as 23h no interior do estabelecimento)

• Outros – 4 (consumo de bebida alcoólica em via pública)

• Outros – 1 (funcionamento fora do horário permitido)

• Bar – 1 (funcionamento fora do horário permitido)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo