BrasilDestaque

COVID. CPI poderárá investigar também notícias falsas e desinformação durante e sobre pandemia

E a interrompida investigação sobre as “Fake News” igualmente deverá voltar

Interrompida desde o começo da pandemia, “CPMI das Fake News” pode voltar com tudo (foto Roque de Sá/Agência Senado)

Da Redação do Portal Imprensa

Uma das maiores preocupações do governo federal atualmente, a CPI da Covid, que será instalada na semana que vem no Senado, deve dedicar grande parte de sua energia a investigar a fabricação e disseminação de conteúdo desinformativo e fake news sobre a pandemia.
Um dos focos dos senadores serão postagens em redes sociais contrárias à vacinação e favoráveis ao uso de medicamentos sem eficácia comprovada, como a cloroquina.

Segundo reportagem publicada no site Antagonista na quinta-feira, 22, a CPI da Covid poderá inclusive aproveitar parte de investigações iniciadas na CPMI das Fake News.

“Vou consultar a equipe jurídica do Senado, porque há alguns documentos ainda sigilosos, mas, a princípio, tudo ficaria à disposição da CPI da Covid”, disse o senador Angelo Coronel (PSD), presidente da CPMI das Fake News.

Retomada

Aliás, a CPMI das Fake News pode ser retomada nas próximas semanas. Iniciada em setembro de 2019 e interrompida no início da pandemia, ela deverá ter um protocolo sanitário que permitirá a volta de suas atividades. 

Ente os requerimentos que serão analisados com o retorno do trabalho estão os que pedem a convocação do vereador carioca Carlos Bolsonaro, do ex-ministro Sérgio Moro e do ex-diretor geral da Polícia Federal Maurício Valeixo.

Ainda segundo Coronel, a CPMI tem como uma das linhas de investigação  notícias falsas que “atentam contra a vida”. “Antes mesmo da pandemia, havíamos nos proposto a apurar pessoas que incentivam as pessoas a não vacinarem seus filhos. Tudo isso tem a ver com o que a CPI da Covid também irá investigar”, concluiu o senador.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo