DestaqueSanta Maria

CIDADE. Secretário de Saúde de Santa Maria assume cargo no Conselho de Secretarias Municipais do RS

Guilherme Ribas é o novo segundo vice-presidente do Cosems/RS

Posse da nova diretoria ocorreu na tarde de terça-feira (19), em Porto Alegre. Foto Divulgação

Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria

O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) esteve reunido com autoridades de instituições parceiras para o evento de acolhimento dos novos gestores do Conselho. A votação de recomposição da Presidência, Diretoria Executiva e Conselheiros Fiscais foi realizada na manhã de terça-feira (19), em reunião privada. Já a posse da nova diretoria ocorreu à tarde, no Salão Nobre do Plaza São Rafael. O secretário de Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, passa a compor a diretoria como segundo vice-presidente do Cosems/RS. O novo presidente é Maicon de Barros Lemos. O mandato é de um ano.

Conforme o secretário, essa indicação é o reconhecimento do esforço que vem sendo feito para conter a disseminação do coronavírus em Santa Maria. Nesse contexto, o Município ocupa um importante espaço de representatividade na Região Centro-Oeste.

“Sabemos da responsabilidade em representar a regional no Conselho, que é um elo entre o Estado e o Ministério da Saúde. É um trabalho essencial para avançar nas ações de saúde do Município”, disse Ribas.

A posse foi transmitida pelo YouTube do Cosems/RS, e conduzida pelo secretário executivo do Conselho, Diego Espíndola, seguindo as medidas sanitárias e de distanciamento social.

O governador Eduardo Leite não pôde estar presente no ato, mas enviou um vídeo cumprimentando a nova diretoria e reforçando a importância do Conselho.

“O Conselho tem sido parceiro do nosso Estado por meio das secretarias municipais que reúnem esse esforço para minimizar os problemas da pandemia de Covid-19. Renovo meu agradecimento e reconhecimento à Claudia Daniel e toda gestão pelo trabalho que realizaram, e desejo êxito ao novo presidente e sua diretoria que ganham ainda mais relevância nesse período. Mesmo com a chegada da vacina, os gestores devem continuar orientando a população e o Estado segue firme auxiliando os municípios”, falou o governador.

A secretária da Saúde do Estado, Arita Bergmann, também participou do ato e salientou que, junto com os secretários municipais que estão assumindo a gestão em seus municípios, o desafio maior é fazer saúde com os princípios constitucionais, respeitando o direito de cada cidadão.

“Para mim, é uma honra e momento de grande emoção. Esta é uma cerimônia de celebração da diretoria que sai e a nova gestão que vão somar experiência, construindo pontes para vencer não só a pandemia, mas os demais desafios que teremos pela frente. É no município que se presta o serviço, é onde o cidadão vai bater na porta e sabemos da importância da organização municipal”, lembrou a secretária Arita.

Para o novo presidente do Cosems, que também é secretário de Saúde de Canoas, Maicon de Barros Lemos, foi um dia especial sim, porque o compromisso é grande, principalmente neste momento em que o Sistema Único de Saúde (SUS) passa pelo seu maior desafio que é a pandemia.

“Nós secretários precisamos estar unidos e fortalecidos, junto aos prefeitos, à Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde. Em tudo o Conselho será parceiro. O ano de 2020 foi o ano mais desafiador da minha vida profissional, na busca de medicamentos, leitos, máscaras, mas juntos conseguimos superar as etapas. Sabemos o quanto a parceria é necessária e com a maestria da secretária Arita, enfrentaremos os desafios. Agradeço por me escolherem para representar o Cosems nesta gestão”, disse Lemos.

Além da cerimônia de acolhimento e posse da nova presidência, o evento abordou outras pautas, juntamente com a Secretaria Estadual da Saúde, apresentando o plano de vacinação da Covid-19 aos 497 novos gestores municipais de saúde, que tomaram posse no dia 1º de janeiro e também responderam questionamentos enviados via chat.

O acolhimento dos novos gestores contou também com a participação de outras autoridades, como o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge; o prefeito de Taquari e presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, a presidente do Cosems/RS 2020, Claudia Daniel; presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, (Conasems), Willames Freire e o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Piza Teixeira.

O que é o Cosems
O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS), foi fundado em 20 de junho de 1986. É uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. O Conselho tem por finalidade lutar pela gestão municipal de saúde, congregando secretários e dirigentes e funcionando como órgão permanente de intercâmbio e troca de experiência. Participa da gestão das políticas públicas em nível estadual e nacional e atua para que a saúde nos municípios do Estado do Rio Grande do Sul seja a melhor possível.

Nova diretoria do Cosems/RS:
Presidente – Maicon de Barros Lemos (Canoas)
1º vice-presidente – Naasom Luciano da Rocha (Novo Hamburgo)
2º vice-presidente – Guilherme Ribas (Santa Maria)
1º tesoureiro – Paulo Roberto Fernandes (Ronda Alta)
2º tesoureiro – Mauro Sparta (Porto Alegre)
1º secretário – Cacildo Goulart Delabary (Lavras do Sul)
2º secretária – Thaís Brandolt Aramburu (Uruguaiana)

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo