Destaque

COVID-19. Nos primeiros dias de vacinação, 3.638 pessoas receberam a 1ª dose em Santa Maria

Município iniciou a campanha de vacinação na última terça-feira (19)

Previsão é que trabalhadores de outros setores da saúde e funcionários de ILPIs sejam contemplados. Foto Ariéli Ziegler / Prefeitura

Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura

Em quatro dias, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santa Maria já entregou quase a totalidade de doses recebidas do governo federal contra a Covid-19 para instituições de saúde, lares de idosos e aldeias indígenas. Até o fim desta sexta-feira (22), a destinação contemplou 38 instituições com 3.638 imunizantes. Desses, 2.878 foram para serviços de saúde, 678 para lares de idosos e 82 para indígenas. O Município deu início à campanha de vacinação na última terça-feira (19), quando recebeu 4,2 mil doses equivalentes à primeira fase. A previsão é que, ainda na primeira semana de fevereiro, o Estado comece a contatar as Coordenadorias Regionais de Saúde para o envio de nova remessa.

Conforme o planejamento da Vigilância em Saúde, a distribuição do restante das doses seguirá na próxima semana. A intenção é que sejam contemplados trabalhadores que atuam na Atenção Básica de Saúde e em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Já os pedidos de doses feitos pelas 22 ILPIs registradas no Município e os indígenas aldeados foram contemplados na totalidade.

“Estamos em constante verificação das áreas de saúde críticas e essenciais e revendo as solicitações. Esta fase atual de vacinação prevê atingir 34% dos trabalhadores de saúde, mas, neste primeiro momento, não vamos conseguir contemplar todos porque Santa Maria conta com um grande número de pessoas que atuam nessa área. Por isso, dentro do grupo, estamos verificando os prioritários para, então, avançar, em novo momento, na próxima etapa de vacinação”, explica o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Nesta sexta-feira, uma equipe do Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde encaminhou imunizantes para outros dois lares de idosos e para outros três serviços de saúde. Durante este fim de semana, os servidores que atuam na destinação das doses realizarão trabalhos internos de levantamento de dados e de separação do quantitativo restante. Na próxima semana, será dada continuidade ao trabalho conjunto de distribuição de doses.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo