Plano B. Já se pensa, a sério, no Senado sem Renan Calheiros na presidência. Roseana?
A conversa ainda é ao pé de ouvido. E em pequenos grupos. Mas começa, aos poucos, se consolidar a idéia de que Renan Calheiros não conseguirá se safar. Politicamente falando, claro. Nem mesmo um hipotético (já pensou-se em mais facilidades) arquivamento, pelo Conselho de Ética, da denúncia de quebra de decoro parlamentar, pode ser suficiente para manter o senador alagoano na presidência da Casa.
Talvez nem mesmo seja nesta quarta-feira, como estava programado (e já foi assim na última sexta), a votação do relatório do agora doente Epitácio Cafeteira – substituído, na noite desta terça-feira por Wellington Salgado, do PMDB de Minas Gerais e suplente do ministro das Comunicações, Hélio Costa. E, mesmo que aprovado, o parecer merecerá reparos que podem tornar insustentável a posição de Calheiros. Isso sem falar nos discursos, como o do gaúcho Pedro Simon, do PMDB como o alagoano, e que pedem a renúncia do acusado. E a própria sanha (meio moralista, talvez, embora politicamente aceitável) do PSol e de outros companheiros do Presidente do Congresso.
O fato é que o desgaste ainda pode se ampliar, se surgirem (e há quem aposte nisso, com boa dose de convicção) novos constrangimentos legais para Calheiros. E daí? Daí que se esboçam alternativas. Inclusive no âmbito do Executivo. E o plano B, há quem diga, embora não se saiba se a origem seja do Palácio do Planalto, para melhorar um pouco a situação do parlamento, seria a indicação de Roseana Sarney, também do PMDB, para o posto.
Se bem que, li em algum lugar, como não se chegou ainda à metade do mandato de dois anos, o afastamento do Presidente implicaria na assunção do vice. Mmmmm…. Será? Se for, o nome é outro: o primeiro vice é o petista acreano Tião Viana.
Um ou outro, importa pouco para o raciocínio da hora. Este indica a (quase) insustentabilidade Renan Calheiros no cargo. Algo a conferir nos próximos dias. Mas nos próximos, não nos distantes.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui o artigo Renan será aconselhado a renunciar ou a se afastar da presidência do Senado, de Fernando Rodrigues, da Folha de São Paulo.
Leia também a reportagem ‘O Senado está sangrando muito mais do que Renan’, com entrevista do senador Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE), de Carlos Marchi, publicada pelO Estado de São Paulo.
Para arrematar, confira o que escreve o jornalista Kennedy Alencar, na coluna Brasília Online, da Folha Online: Planalto já cogita queda de Renan Calheiros da presidência do Senado
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.