DestaqueSaúde

COVID. Começa imunização nas Unidades Básicas de Saúde. Mais de 500 doses já foram distribuídas

Trabalhadores fazem parte do primeiro contingente prioritário a ser vacinado

Primeira dose da vacina foi aplicada na tarde desta terça-feira, em unidades básicas do município (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Manuela Vasconcellos

Uma iniciativa que garante maior proteção aos servidores e aos usuários de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Estratégias Saúde da Família (ESFs) foi realizada na tarde desta terça-feira (26). Trabalhadores que atuam nesses locais receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O público integra o grupo prioritário desta fase, uma vez que os profissionais que têm contato com pacientes com diagnóstico positivo para a doença já estão sendo contemplados com o imunizante. Toda a ação, desde a destinação das doses para as unidades até a vacinação dos servidores, foi acompanhada pelo prefeito Jorge Pozzobom.

“Passamos por muitos momentos difíceis e, hoje, estamos realizando o sonho de entregar as doses da vacina para os trabalhadores da saúde. Somos um dos municípios com melhores resultados no combate à pandemia, e isso se deve ao trabalho de todos os profissionais que estão na linha de frente. Após este cuidado tão necessário, cuidaremos de toda a população”, explica o prefeito.

Ao todo, sete UBSs concentraram a vacinação de cerca de 500 trabalhadores da Atenção Primária de Saúde, entre eles, residentes, recepcionistas e pessoas da higienização, conforme o Plano Nacional de Imunização do governo federal. Nessas unidades, foram reunidos os profissionais que atuam em postos localizados nas proximidades. Em função disso, os atendimentos aos usuários ocorreram até as 16h desta terça-feira. Após o horário, cada local deu início à imunização. Na UBS São Francisco, a primeira vacinada foi a médica Alicia Carrió, 62 anos. A profissional atua há seis anos na ESF Vila Maringá, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

O Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde fez a destinação das doses no começo da tarde desta terça-feira. O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, acompanhou a iniciativa. O momento serviu para orientação dos servidores, tanto com relação à aplicação da dose quanto de ações futuras. 

“É a Atenção Primária que recebe a população e onde são feitos os primeiros atendimentos. A destinação dessas doses é a forma que o Poder Público encontra para agradecer por todo o trabalho já realizado”, reforçou o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Em seis dias, Santa Maria já recebeu 8,7 mil doses contra a Covid-19. Com isso, a campanha de vacinação está tendo continuidade entre o grupo prioritário, que inclui os profissionais da saúde. Indígenas e idosos que vivem em lares já foram contemplados na totalidade. A partir de agora, a logística terá alterações. Após contato prévio com o Setor de Imunizações da Vigilância em Saúde, as instituições farão a retirada das doses. Isso possibilita maior controle por parte da Prefeitura e permite esclarecimentos sobre a imunização.

Destinação de doses para UBSs e ESFs:

Região Oeste:
– Vacinação na UBS Floriano Rocha (19 doses), abrangendo trabalhadores da UBS Ruben Noal (17), da ESF Nova Santa Marta (13), da ESF Alto da Boa Vista (15) e da unidade distrital de Boca do Monte (Felício Bastos) (8)

– Vacinação na ESF Roberto Binato (25), abrangendo trabalhadores da ESF São João (14), ESF Parque Pinheiro Machado (10) e ESF Vitor Hoffmann (19)

Região Norte:
– Vacinação na UBS Kennedy (41 doses), abrangendo trabalhadores da ESF Bela União (12), da UBS Joy Betts (10), da UBS Itararé (17), da UBS Waldir Mozzaquatro (12) e da ESF Santo Antão (6)

Região Centro:
– Vacinação na UBS Erasmo Crossetti (53 doses), abrangendo trabalhadores da UBS Centro Social Urbano (12), da ESF Vila Lídia (17), da UBS Dom Antônio Reis (17) e das ESFs Arroio Grande, Santa Flora e São Valetim (4)

Região Leste:
– Vacinação na UBS Wilson Paulo Noal (32 doses), abrangendo trabalhadores da UBS Walter Aita (24) e das ESFs Arroio do Só/Pains (11)

– Vacinação na UBS São Francisco (33), abrangendo trabalhadores da ESF São José (17) e da ESF Vila Maringá (21)

Região Sul:
– Vacinação na UBS Oneyde de Carvalho (21 doses), abrangendo trabalhadores da ESF Vila Urlândia (21), ESF Vila Santos (23) e UBS Passo das Tropas (8)

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo