DestaqueSaúde

COVID. Rio Grande do Sul oficializa interesse em comprar vacina Sputnik V. Mas depende da Anvisa

Protocolo de intenções foi assinado nesta terça pelo governador Eduardo Leite

Governador Eduardo Leite assinou termo para adquirir a vacina Sputnik V, de laboratório russo (Foto Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Reproduzido do Correio do Povo / Com informações do Governo do Estado

O governador Eduardo Leite assinou um protocolo de intenções para que o Rio Grande do Sul adquira a vacina Sputnik V. O imunizante, produzido originalmente na Rússia, será desenvolvido no Brasil pelo laboratório União Química, cujo presidente, Fernando de Castro Marques, participou de reunião com Leite nesta terça-feira, em São Paulo. 

De acordo com o governador, o Estado iria adquirir as doses no caso de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o seu uso – o que ainda não aconteceu – e a vacina não ser incluída no Plano Nacional de Imunizações. 

“Temos preocupações no ritmo e no fluxo que se derá as liberações para os estados”, comentou Leite, em trecho de vídeo divulgado no Twitter. Nas imagens, ele destaca a capacidade da empresa em produzir as vacinas. “Temos interesse em acessar essas vacinas e, se for o caso, fazer a aquisição diretamente”, complementou. “Embora seja importante marcar que o Ministério da Saúde já manifestou a disposição de adquirir todas das vacinas aprovadas pela Anvisa e fabricadas no Brasil.” 

Atualmente, apenas duas vacinas contra a Covid-19 estão autorizadas para uso no Brasil, a Coronavac, que será produzida pelo Instituto Butantan, e a vacina que será feita na Fiocruz, originalmente desenvolvida em uma parceria entre o laboratório AstraZeneca e a Universidade de Oxford. 

A imunização contra o coronavírus iniciou na semana passada. Desde então, o RS recebeu 511,2 mil doses, tendo aplicado 93.441, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde atualizados na manhã desta terça-feira. 

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo