Artigos

Muito além de tijolos e cimento! – por Jorge Pozzobom

Eu e o meu vice-prefeito Rodrigo Decimo costumamos dizer que a Educação é prioridade no nosso governo, não apenas no discurso, mas, principalmente, na prática. Dia após dia, estamos dando provas concretas disso. Na manhã do último sábado, assinamos a Ordem de Serviço para o início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Casa da Criança, no Bairro Noal. Atualmente, a escola atende 333 crianças em 16 turmas, e, com a construção de 4 novas salas de aula, o número de alunos poderá chegar a 530. E isso tudo é só o começo!

O ano que se inicia tem tudo para ser um ano histórico para a Educação Municipal. 2023 será um ano de – literalmente – concretizar sonhos das crianças, estudantes e famílias santa-marienses. Há, pelo menos, sete grandes obras em andamento que vão revigorar a estrutura da Rede Municipal de Ensino. Além da Casa da Criança, temos outra reforma importantíssima em curso: a da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Ione Medianeira Parcianello. E todas as creches que estão erguidas do zero, com muito empenho do Poder Público.

A primeira entrega de obra concluída ocorrerá já no começo do ano letivo. Dentro de alguns dias, o bairro Diácono João Luiz Pozzobon receberá uma escola novinha em folha, pronta para atender 120 crianças, na faixa etária de 6 meses a 5 anos e 11 meses, em tempo integral, ou 240 em turno único. A nova escola receberá o nome de Professora Circe Terezinha da Rocha, em homenagem à colega que nos deixou em janeiro do ano passado.

No ano que se encerrou há pouco, a equipe da Secretaria de Município da Educação, capitaneada pela secretária Lúcia Madruga, a minha prefeita da Educação, em parceria com as demais pastas da Prefeitura, fez um esforço para destravar outras obras de escolas do pacote Proinfância. São os casos das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que estão sendo construídas nos bairros Medianeira, Camobi e Nova Santa Marta. As três escolas serão entregues à comunidade no segundo semestre deste ano.

Ainda neste ano, o Residencial Lopes, no bairro Pinheiro Machado, também receberá uma EMEI. A licitação da obra foi lançada na última quinta-feira de 2022, dia 29 de dezembro, e a abertura dos envelopes com as propostas será no fim de janeiro. Com a licitação desta Escola de Educação Infantil se encerra um ciclo de muito trabalho e determinação do nosso governo, do Governo Jorge Pozzobom e Rodrigo Decimo em fazer com que aquelas obras saíssem do papel para cumprirem efetivamente com seu papel na sociedade em proporcionar o desenvolvimento infantil em sua plenitude.

O investimento nas escolas, ou seja, o investimento na qualidade da Educação Municipal, apenas nestas obras, alcança a cifra de 25 milhões de reais, a maior parte vinda de recursos próprios do município. Este investimento é crucial para que possamos criar mais vagas públicas e seguir reduzindo o número de crianças fora da escola. O sentimento é o de dever cumprido nutrido pela satisfação em proporcionar mais um lugar de acolhida, cuidado e educação para quem mais precisa.

Nunca houve, na história recente de nossa cidade, tantas obras estruturais da Educação sendo executadas e entregues. A nossa gestão já entregou duas EMEIs e vai entregar outras quatro. Sabemos que educação é muito mais do que tijolo, cimento e canteiro de obra, mas a materialidade é fundamental para que possamos dar condições dignas de trabalho para nossas equipes e um ambiente acolhedor para nossas crianças e estudantes. E é exatamente isso que estamos fazendo.

(*)Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Crédito da foto: Prefeitura / Divulgação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo