DestaqueUFSM

CULTURA. Grupo do curso de Teatro da UFSM lança o documentário “O Circo é para Rir”. Confira!

Documentário foi contemplado com o Prêmio Funarte Respirarte 2020

Por Assessoria de Comunicação da UFSM

Foi lançado no dia 10 de janeiro o documentário O Circo é para Rir, que tem roteiro e direção da professora Raquel Guerra, do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM, contando com direção de fotografia de Breno Fixman e direção de produção de Mariana Magalhães, ambos alunos do curso. O documentário foi contemplado com o Prêmio Funarte Respirarte 2020 e divulga uma série de arquivos coletados sobre o Circo Kroner, no ano de 2016, pelo grupo de pesquisa CineCirco, da UFSM, e pelo grupo Ateliê do Comediante, quando o circo fez temporada em Santa Maria.

Com 23 minutos de duração, o documentário (disponível abaixo) mescla conteúdo artístico de apresentação circense, arquivo documental e imagens de bastidores, que mostram ao público um pouco do que é o circo brasileiro, sua história e seus artistas. O conteúdo foi coletado durante a passagem do Circo Kroner pelo Rio Grande de Sul, permanecendo como material de arquivo e pesquisa da diretora e dos grupos envolvidos.

Em 2020, através do Edital Respirarte 2020, criado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) como apoio aos artistas e ao setor cultural durante a pandemia de Covid-19, o projeto buscou um espaço de compartilhamento e divulgação, em âmbito nacional, do vasto material que foi coletado no período pela equipe do projeto. O documentário contribui para a memória do circo no Brasil e, segundo a diretora, existem muitos materiais de arquivo ainda para serem divulgados, tanto do Circo Kroner como de outros que passaram por Santa Maria e que integram as pesquisas da equipe.

O documentário O Circo é para Rir é uma realização da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo. A produção audiovisual ficou por conta do Ateliê do Comediante e da Fontabala. E a produção e gestão de arquivos sobre artes cênicas é do grupo CineCirco. O filme teve ainda a colaboração da professora Priscila Genara Padilha, da Universidade Federal de Santa Catarina, que é parceira do grupo de pesquisa. Os outros integrantes da equipe técnica do documentário são alunos ou egressos do curso de Teatro da UFSM.

Ficha técnica:
Coordenação de pesquisa e gestão de projeto:

Raquel Guerra

Equipe de pesquisa:
Gelton Quadros
Natalia Dolwitsch
Laedio Martins
Maria Christina Mino Rojas
Mariana Magalhães
Priscila Genara Padilha
Raquel Guerra

Direção, argumento e roteiro:
Raquel Guerra

Direção de fotografia:
Breno Fixman

Direção de produção:
Mariana Magalhães

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo