Destaque

CULTURA. Live discute violência contra a mulher

Evento será realizado nesta quinta-feira (21), às 21h, pelo YouTube

Por Tatiana Py Dutra / Padrinho Agência de Conteúdo

Após uma bem sucedida temporada de estreia no YouTube, a websérie Confessionário – Relatos de Casa chega a 2021 não apenas com planos de retomar as atividades, mas de expandi-las. Sempre no propósito de estimular a denúncia de violência doméstica e de gênero, este ano o projeto terá o lançamento de sua 2ª e 3ª temporadas, a disponibilização dos episódios no IGTV, além de um programa de rádio e podcast.

Uma live nesta quinta-feira (21), às 20h, marca a retomada do projeto. O cineasta Luiz Alberto Cassol e a atriz e diretora Deborah Finocchiaro, idealizadores de CONFESSIONÁRIO – Relatos de Casa, serão os mediadores do bate-papo, cujo tema é “Até Quando?”. A live terá a participação da vice-presidente cultural da Ajuris, juíza Márcia Kern, que participou da implantação dos Juizados da Violência Doméstica no Estado; e das atrizes Amanda Gatti e Paula Souza, que atuaram na primeira e segunda temporadas da websérie.

“Vai ser mais uma oportunidade para estarmos juntos, fortalecendo nossos propósitos diante dessas causas tão relevantes, comoventes e fundamentais de serem discutidas, transformadas. Vamos trazer números e estatísticas [da violência doméstica e de gênero], a Paula e a Amanda vão trazer a impressão delas sobre a participação no projeto”, conta Deborah, acrescentando que após a participação na série, Amanda tornou-se sócia e produtora do projeto.

Luiz Alberto Cassol diz que a live também será oportunidade para detalhar as novidades do projeto para este ano. É o caso do lançamento da websérie no Instagram (www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel).

“A primeira temporada já está no ar pelo nosso canal do YouTube Confessionário – Relatos de Casa e passará a ser exibida pelo IGTV. Os nove episódios da primeira temporada estarão disponíveis a partir de 22 de janeiro às 20h”, conta o diretor.

Relatos de atrizes
O cineasta antecipa que os nove episódios da segunda temporada de CONFESSIONÁRIO – Relatos de Casa já foram filmados e estão em processo de montagem. E a terceira temporada já está em fase de gravação. Tanto Deborah quanto Cassol destacam um importante diferencial da nova leva de capítulos: algumas atrizes se dispuseram a contar as suas próprias histórias de violência, em vez de interpretar os relatos baseados em fatos reais.

“É um presente para nós. Essas mulheres, atrizes incríveis, em uma entrega potente e generosa, abrindo seus próprios e tristes relatos, com certeza vão encorajar mais ainda outras mulheres a contar as suas histórias”, acredita Deborah. “Nosso maior objetivo é que as pessoas comecem a dar voz para suas histórias, que a gente possa lidar cada vez mais com a verdade, que ao invés da violência, a verdade seja naturalizada, que as mulheres parem de ter culpa por serem abusadas”.

“E nós queremos fortalecer muito a questão do denunciar. Ressaltamos que, se você é vítima ou conhece alguém que é vítima de qualquer tipo de violência, denuncie!”, completa Cassol.

A websérie
Em 2020, o isolamento provocado pela pandemia elevou os casos de violência doméstica e de gênero. Nos nove primeiros meses do ano, o número de denúncias para os serviços como Disque 100 e 180 subiu 32,9%.

Isso motivou Deborah e Cassol a criar o CONFESSIONÁRIO – Relatos de Casa, como forma de não naturalizar e silenciar as agressões. Dessa forma, eles idealizaram a websérie, com temporadas de nove episódios, com cerca de 15 minutos cada. Os episódios apresentam uma personagem que relata sua história para uma suposta campanha, chamada Confessionário, que visa encorajar outras mulheres a falar de suas vivências.

Ao fim de cada relato, a advogada Gabriela Ribeiro de Souza, especialista em direito da mulher, dá informações sobre tipos de violência, formas de denunciar entre outras informações úteis.

Desde a estreia, em 24 de agosto, a websérie somou mais de 5 mil visualizações. Também foi finalista do prêmio TECNA – PUC RS, e a segunda mais votada pelo público no 48º Festival de Cinema de Gramado.

CONFESSIONÁRIO – Relatos de Casa
O quê: Live “Até Quando”?
Quando: quinta-feira, 21/01, 20h
Onde: canal do YouTube do Confessionário (bit.ly/relatosdecasa)

O quê: Lançamento da 1ª temporada no IGTV
Quando: sexta-feira, 22/01, 20h
Onde: Instagram do Confessionário (instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo