EconomiaSanta Maria

PREÇOS. Santa Maria apresentou, em setembro, a menor inflação de 2016: 0,23%. No ano, são 7,54%

O desempenho de cada um dos nove grupos em que se divide o Índice do Custo de Vida em Santa Maria, com cerca de mil itens no total
O desempenho de cada um dos nove grupos em que se divide o Índice do Custo de Vida em Santa Maria, com cerca de mil itens no total

Foi divulgado, na tarde desta quarta-feira, o Boletim do Índice do Custo de Vida de Santa Maria. O trabalho é realizado, há mais de uma década, pelo Laboratório de Práticas Econômicas, vinculado ao curso de Economia da Unifra. O trabalho tem a coordenação geral de Mateus Sangoi Frozza, com a coordenação estatística de Leonardo Dalla Porta e a análise econômica de Fábio Nascimento e Rafael Pentiado Poerschke.

O apurado em setembro, com a pesquisa feita sobre cerca de mil itens (em bens e serviços) distribuídos por nove grupos, foi alvissareiro. Afinal, constatou-se o menor crescimento de preços do ano, com 0,23%. No acumulado de 2016, a inflação alcança 7,54%. No índice anualizado, computados portanto os últimos 12 meses, o índice é de 10,39%.

Mas, e em setembro especificamente? Destacam-se a queda no preço dos alugueis e a alta dos combustíveis e dos derivados do leite. Vale a pena, entretanto, conferir a íntegra do Boletim, como você confere a seguir:

A inflação no município de Santa Maria, calcu­lada pelo Laboratório de Práticas Econômicas (LAPE), vinculado ao curso de Ciências Econômicas da UNIFRA, alcançou a variação de +0,23% em setembro, a menor do ano, ante o resultado de agosto. No acumulado em 2016, o Índice do Custo de Vida de Santa Maria (ICVSM) chegou a +7,54% e nos 12 meses +10,39%. Este resul­tado pode estar ligado a resultados pontuais, ou indicar tendência de queda, o que é muito prematuro, faltando três meses para o encerramento do ano. Destacam-se a queda dos aluguéis e as altas do subgrupo combustíveis e dos derivados do leite.

Quanto aos demais grupos de produ­tos e serviços pesquisados, observa-se que o grupo Comunicação continua sob pressão em 2016. Os preços e serviços do grupo subiram em média +1,59% ante os +0,97% registrados em agosto. O aumento se deve as altas registra­das em aparelhos de telefone celular (+2,2%) e acesso à do internet (+23,7%). Entre os nove grupos pesquisados, o grupo comunicação acu­mula a maior alta ao longo do ano (+23,47%).

Os preços dos bens e serviços do grupo Transporte reverteram sua tendência e pas­saram da deflação, de -1,18% em agosto, para uma alta de +1,20% em setembro. Este resulta­do é explicado, em parte, pela alta dos preços no subgrupo combustíveis. A gasolina comum…”

CLIQUI AQUI PARA CONFERIR A ÍNTEGRA DO BOLETIM DO ÍNDICE DO CUSTO DE VIDA

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo