DestaqueSanta Maria

CIDADE. Prefeitura mapeia cerca de 80 pontos de risco em material a ser usado pela Defesa Civil

Objetivo da iniciativa é facilitar o processo de planejamento do gestor

Elaborado pela Diretoria de Informações do Instituto de Planejamento (IPLAN), o mapa vai auxiliar o setor no planejamento de ações estratégicas. Foto João Alves / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura, por meio do Instituto de Planejamento (Iplan), desenvolveu o Mapa Setorial das áreas de risco de Santa Maria e entregou o material à Defesa Civil Municipal, nesta quinta-feira (10). O documento mostra cerca de 80 pontos do Município que são áreas de risco de deslizamento de terra, alagamentos, entre outros.

“O mapa é importante para mantermos um histórico do que já foi feito, do que funcionou, o que ainda precisa ser feito ou de um lugar que recebeu serviço e não teve o problema solucionado para pensarmos como podemos fazer. Este é um mapeamento constante, mas termos o visual destes pontos, em um documento, é de grande ajuda”, esclarece o superintendente da Defesa Civil Municipal, Adão Lemos, que recebeu o mapa.

O objetivo da iniciativa é facilitar o processo de planejamento do gestor com um olhar mais amplo sobre o território. O material foi entregue na sede da Defesa Civil. Além do mapa físico o Iplan também disponibilizou em formato digital.

“Essa integração entre as secretarias e a Autarquia é fundamental para pensar na Santa Maria do futuro. Este é o novo Ipan”, destaca a diretora de Informações do Instituto, Leila Fernandes.

Participaram do ato, pelo Iplan, além da diretora, o vice-presidente do Instituto, Eduardo Mielke, e as técnicas Rosana Trevisan e Analissa Prado. Esta foi a terceira entrega feita pela autarquia deste tipo de material.

A primeira foi para a Secretaria de Esporte e Lazer, com o mapeamento de áreas de lazer e esporte do Município. A segunda foi para a Secretaria de Desenvolvimento Social e ilustra onde estão os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e as cozinhas comunitárias, além de toda a infraestrutura operacional da pasta. Outras entregas de mapas georreferenciados estão programadas para ocorrer ainda no primeiro semestre de 2022.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo