Arquivo

Na UTI. Brasil pode estar assistindo ao ocaso de seu mais velho cacique, Toninho Malvadeza

Antonio Carlos Magalhães, senador baiano do DEM, tem 79 anos e muitas lutas. A maioria, diga-se, pouco respeitosa com a democracia e muito em favor de seu grupo político (e econômico), com raízes fincadas em território baiano. Aliás, meio que arrancadas na última eleição, em que ACM e sua gente levaram uma surra nas urnas do petista Jaques Wagner.

 

Antonio Carlos tem dois apelidos, utilizados conforme a ocasião. Um, só mais raramente é dito, Toninho Ternura. Outro, muuuuito mais habitual, Toninho Malvadeza. O homem é (era?) capaz do impossível, desde que destruísse o adversário, aliás tratado como inimigo mortal. Que o digam tantos que sofreram em suas mãos, em nível regional e nacional.

 

Um verdadeiro cacique, donatário dos votos (quase sempre a cabresto) que conquistou aos borbotões no interior baiano. Na capital, Salvador, nem sempre era a mesma coisa. Ou quase nunca era. Mas o soteropolitano é minoria na província do axé. E por isso ACM mandou e desmandou.

 

Agora, não se pode dizer que Toninho esteja em forma. Além de perder o controle político do Estado, já não assusta tanto quem manda na política nacional. Até virou amigo pessoal, como se constatou na visita feita por Luiz Inácio Lula da Silva ao Incor, onde esteve internado alguns dias, em março. E que retribuiu, no palácio do Planalto, logo em seguida à alta hospitalar.

 

E o problema de saúde assusta seus parceiros (cada vez em número menor, ressalte-se, apesar da biografia. Ou em função dela). Na terça-feira, foi mais uma vez internado no Instituto do Coração, em São Paulo. E lá está, na Unidade de Terapia Intensiva. Segundo boletim médico, apresenta insuficiência cardíaca. E, embora esteja fazendo exames de avaliação física, tem consciência e se alimenta “adequadamente”, sendo desnecessário o uso de aparelhos.

 

O fato é que ACM pode escapar de mais essa dificuldade. Mas, de uma coisa poucos duvidam: o ocaso político chegou. E disso não há volta. Talvez ele tenha se dado conta. E, tal qual o Toninho Malvadeza, não está gostando nada, nada.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – leia aqui a reportagem “ACM é internado em SP para fazer exames, publicada no G1, o portal de notícias da Globo.  Da mesma fonte, confira também a notícia “Antonio Carlos Magalhães apresenta insuficiência cardíaca, diz boletim”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo