DestaqueEducação

UFSM. Assembleia docente dividida rejeita greve já no dia 15 e aprova paralisação um dia por semana

Haverá mobilização e “estado de greve” da categoria, que para na terça, 16

Categoria decidiu por paralisações em dias de assembleias semanais. A próxima é na terça-feira, dia 16 (Foto Fritz R. Nunes/Sedufsm)

Por Karoline Rosa / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

Em assembleia ocorrida na manhã desta segunda-feira (8), os docentes e as docentes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovaram estado de greve, com paralisações e assembleias semanais. Por 3 votos de diferença, a proposta sugerida pela base se sobrepôs à indicada pela diretoria, de deflagração de greve para 15 de abril, conforme indicativo aprovado na assembleia anterior. 

O presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira explica que “entramos em assembleia permanente, então, nós faremos uma semana de paralisação e mobilização. Na próxima semana será na terça-feira, dia 16 de abril. Tirou-se por bom senso aqui da assembleia que nós já fizemos uma paralisação dia 3 de Abril, isso foi quarta-feira. Então, para não prejudicar sempre os mesmos professores e professoras nós vamos tirar segunda, terça, quarta e assim sucessivamente”, argumenta Ascísio. 

Na avaliação da diretora da Sedufsm, Neila Baldi, o resultado apertado entre as duas propostas colocadas à votação mostra o quanto a categoria está dividida em relação à questão. “Com o estado de greve, estaremos em constante mobilização, fazendo com que o debate sobre uma deflagração ou não de greve se torne mais qualificado.” Ela ressalta que apesar de, em determinado momento, termos mais de 160 pessoas presentes em Santa Maria, junto com as demais, nos outros campi, ainda é um contingente pequeno perto do total de docentes da UFSM e de sindicalizados e sindicalizadas.

 Números da votação:

Aprovações 

A plenária aprovou a transformação do comitê de mobilização em comando de greve, que recebeu a adesão de mais alguns docentes que estavam presentes na assembleia.

Também foi aprovada a participação do sindicato na Marcha dos Servidores Públicos Federais, que acontece em Brasília, no dia 17 de abril. Os e as docentes que quiserem e puderem participar, devem enviar sua inscrição à secretaria da Sedufsm até quinta, 11 de abril. As caravanas se deslocarão de ônibus para Brasília. 

A participação da categoria docente 

No campus sede, a plenária ocorreu no Auditório Flávio Schneider (prédio 42, junto ao CCR), e contou com um serviço de recreacionista para filhos(as) de pais docentes que estavam no local.
A reunião também pôde ser acompanhada por professores e professoras dos três outros campi da UFSM (Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul) de forma simultânea, através de videoconferência. Essa metodologia de participação, esclarece a Sedufsm, é respaldada pelo estatuto do ANDES-SN e pelo 39º Congresso do Sindicato Nacional.

Para o presidente da Sedufsm, Ascísio Pereira, foi uma satisfação muito grande ter todos os campi participando da assembleia paralelamente por videoconferência. “A possibilidade de darmos a oportunidade para os e as colegas que não estão no Campus de Santa Maria, foi muito boa, era uma coisa que a gente queria e hoje a gente conseguiu e esperamos continuar fazendo isso em nossas assembleias”, avalia Ascísio. 

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo