DestaqueSanta MariaSegurança

POLÍCIA. Santa Maria encerrou 2020 com 44 homicídios. Taxa de elucidação é de 95%

Tentativas de homicídio tiveram queda de 12% em comparação com 2019

75% dos homicídios estão relacionados ao tráfico ilícito de drogas e desavenças decorrentes do mundo do crime. Foto Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Santa Maria registrou 44 homicídios dolosos em 2020, um a menos do que em 2019. O ano que passou também apresentou diminuição de 12% em tentativas de homicídios, com um total de 140 crimes. A Polícia Civil mantém alto índice de elucidação (95%) da autoria dos homicídios consumados, bem como elevado número de prisões (a maioria é de preventivas).

Em 2020, a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Santa Maria prendeu 57 adultos e apreendeu nove adolescentes infratores; 23 armas de fogo foram apreendidas.

De acordo com o delegado Gabriel Gonzales Zanella, responsável pela DPHPP, o único homicídio de 2019 que não havia sido elucidado teve a autoria esclarecida em 2020 pela Polícia Civil.

“O atendimento a todos os homicídios consumados, com início imediato das investigações por meio de uma equipe de policiais civis que está sempre de sobreaviso, é fundamental para o rápido esclarecimento da autoria dos crimes”, afirma Zanella.

A maioria das vítimas e dos autores dos homicídios tem antecedentes policiais e passagens pelo sistema prisional.

“A motivação, majoritariamente, está relacionada ao tráfico ilícito de drogas e desavenças, rixas, decorrentes do mundo do crime”, relata o delegado.

Janeiro foi o mês no qual mais aconteceram homicídios consumados (sete vítimas). Junho foi o único mês de 2020 em que não houve homicídio em Santa Maria.

Conforme Zanella, o alto índice de elucidação dos casos de homicídios deve-se ao trabalho integrado entre policiais civis, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Susepe, Guarda Municipal, Instituto Geral de Perícias, Polícia Federal, Receita Federal e Corpo de Bombeiros Militar.

Vítimas dos homicídios:
• Majoritariamente são homens (até 30 anos);
• A maioria das vítimas e dos autores dos homicídios tem antecedentes policiais e passagens pelo sistema prisional;
• A motivação, predominantemente (75%), está relacionada ao tráfico ilícito de drogas e desavenças, rixas, decorrentes do mundo do crime. Restante (25%): outros motivos (feminicídio, passional, fútil).
Fonte: DPHPP

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo