Artigos

Solidariedade em ação: o poder da ajuda mútua – por Roberto Fantinel

“Momentos de adversidade também revelam o melhor da natureza humana“

Os ciclones que atingiram o Rio Grande do Sul causaram danos extensos e afetaram profundamente a vida dos gaúchos. No entanto, esses momentos de adversidade também revelam o melhor da natureza humana, mostrando a solidariedade e a união que emergem diante dessas tragédias.

A passagem dos ciclones deixou mais de quatro milhões de pessoas atingidas, seis mil desabrigadas e 60 mil desalojadas com destruição em várias cidades gaúchas. No entanto, o que as fortes chuvas e rajadas de vento levaram não se limita a perdas materiais. São histórias, memórias, e vidas que foram interrompidas.

Em cada lugar que visitamos, presenciamos tristeza, angustia, sofrimento, mas também nos deparamos com algo que só o gaúcho é capaz de deixar sobressair em momentos assim: calor humano. Centenas de voluntários se revezando dia e noite para separar roupas; organizar abrigo; preparar comida; pessoas acolhendo vizinhos em suas residências; doações de mantimentos e alimentos, água e produtos essenciais. Um amor compartilhado capaz de diminuir a dor presente no olhar de cada um.

Testemunhamos o trabalho incansável e comprometido de homens e mulheres das forças de segurança. Divididos em aeronaves, barcos, caminhões, carros e motocicletas, se dedicaram heroicamente na missão de salvar vidas, mesmo colocando-se em risco. Em ação liderada pela Defesa Civil do RS, os braços da assistência social de somaram com a missão de integrar e colaborar com uma ação emergencial para amparar as famílias atingidas.

Assim que tomamos conhecimento dos municípios atingidos, imediatamente nos reunimos e fomos ao trabalho, prestando assistência humanitária às vítimas. O Governo do Estado homologou em tempo recorde a situação de emergência das cidades afetadas, buscamos recursos junto ao Governo Federal, mapeamos todas as famílias que precisavam de assistência emergencial e fizemos uma força tarefa com as equipes do Cadastro Único (CadÚnico).

Agora, enquanto se trabalha na reconstrução de casas, histórias e memórias, reforçamos o quanto aprendemos com essa experiência. Aprendemos que o nosso povo é forte. A coragem, vontade e determinação dos gaúchos são fundamentais para recomeçarmos, juntos. O Governo tem a missão de coordenar e indicar caminhos para reconstrução material e, principalmente, social, mas é com trabalho, solidariedade e muita união que vamos superar as dificuldades.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual licenciado pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e é o atual secretário estadual de Assistência Social. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo