Arquivo

Fim do fator previdenciário. Do jeito que a coisa anda,melhor os aposentados esperar sentados

Essa é uma briga antiga. Começou no Senado, patrocinada pelo gaúcho Paulo Paim (PT). Lá foi aprovado, há dois anos, o projeto que extingue o “fator previdenciário” – que descola o reajuste dos aposentados do salário mínimo. Há um tempão, o assunto foi para a Câmara dos Deputados. E não tem jeito de ser votado.

 

Há óbvia intenção do governo de, se não recusar, ao menos revisar a proposta tornando-a mais palatável às finanças públicas – leia-se previdência social. Mas o fato é que a luta dos aposentadas é, antes de qualquer coisa, justa. E aí, melhor mesmo tocar com a barriga do que decidir. Parece ser o pensamento de todos, no parlamento.

 

Agora, há quem aposte, como o deputado Cleber Verde (foto), do PRB do Maranhão, que o projeto seja finalmente votado. Presidente da Frente Parlamentar que defende, na Câmara, os interesses de aposentados e posicionistas, se fia numa promessa que teria sido feita pelo dirigente máximo da Casa, o paulista Michel Temer (PMDB/SP).

 

Talvez seja o caso de não confiar taaanto assim. Melhor será esperar sentado. Em todo caso, se quiser mais detalhes, acompanhe reportagem publicada pelo sítio especializado Congresso em Foco, com texto de Rodolfo Torres e foto de Saulo Cruz, da Agência Câmara de Notícias. A seguir:

 

“Projeto dos aposentados deve continuar sendo adiado

 

O Projeto de Lei 01/07, que concede aos aposentados o mesmo reajuste do salário mínimo, deve continuar sendo adiado na Câmara. A avaliação é do deputado Cleber Verde (PRB-MA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados e Pensionistas.

“Não há uma pré-disposição, principalmente da base do governo, para que essa discussão ocorra nesse momento”, afirma o deputado, complementando que a matéria acabou sendo “colocada em segundo plano”. Conforme explica, além das festividades juninas, que devem comprometer as votações nesta semana, o projeto dos aposentados obrigaria o governo a desembolsar R$ 6 bilhões a mais, apenas neste ano, para o reajuste dos aposentados.

Cleber lembra da promessa do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), em colocar a matéria na pauta ainda em junho. “Há um compromisso”, argumenta, destacando a vigília de centenas de aposentados que ocuparam o plenário da Câmara há cerca de um mês para exigir a votação da proposta.

Já o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que também milita na área, avalia que a proposta deve ser encaminhada ao plenário. “O presidente Michel Temer falou que colocaria nessa semana”, destaca o parlamentar paulista, explicando que Temer não se comprometeu com o mérito da votação…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo