Santa MariaTurismo

TURISMO. Plano Municipal é destaque em Brasília

POR MAIQUEL ROSAURO

A secretária municipal de Turismo, Norma Moesch, participou do 3º Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo, nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília, onde expôs o Plano Municipal para o setor. Confira um relato do evento na matéria de Ana Bittencourt, da Secretaria de Comunicação e Programação Instituição da Prefeitura. A foto é de Norma Moesch (arquivo pessoal).

Políticas públicas para o Turismo em Santa Maria são referência durante congresso em Brasília

Case "Pátio Rural" foi um dos destaques da apresentação de Norma Moesch
Case “Pátio Rural” foi um dos destaques da apresentação da secretária municipal de Turismo Norma Moesch

“Santa Maria é um modelo a ser replicado em âmbito nacional”. Esta é a opinião do professor e pesquisador do Centro de Excelência em Turismo (UnB), Biagio Avena, proferida durante o III Seminário Latino Americano de Políticas Públicas e Turismo, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em Brasília (DF). A referência do pesquisador se deu em virtude da apresentação do Plano Municipal de Turismo de Santa Maria, cuja estrutura, diretrizes e objetivos foram detalhados pela secretária de Turismo do município, Norma Moesch.

A titular da pasta expôs o plano, criado para desenvolver o turismo no município de forma sustentável e integrada com a região, durante a mesa de diálogos “Gestão do Turismo e Políticas Públicas”. “Durante a exposição do plano, ilustrei a fala com elementos explícitos que conferem a Santa Maria a categoria de Destino Turístico Efetivo, atestada pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério do Turismo”, explica a secretária. Por isso, o Plano Municipal de Turismo de Santa Maria foi recomendado como um modelo no país.

Ainda durante sua participação, Norma Moesch apresentou o case “Pátio Rural”. O evento, promovido pela prefeitura municipal, por meio das secretarias de Turismo e de Desenvolvimento Rural, está em sua sexta edição e congrega a produção das agroindústrias de Santa Maria e seus distritos, oferecendo aos visitantes gastronomia, produtos rurais, artesanato, entretenimento e atrações culturais. Além disso, o evento se consagrou como um espaço para a prática de negócios, voltado aos pequenos agricultores e artesãos. “A apresentação da nossa experiência com o Pátio Rural teve ótima repercussão por estar de acordo com o tema do seminário, discutindo a fundamentação das políticas públicas emancipatórias”, enfatizou.

A experiência do Pátio Rural também foi debatida durante o 9ª Congresso de Turismo de Mercocidades, em Curitiba (PR), no mês de setembro. Santa Maria esteve representada novamente pela presença da secretária de Turismo. O evento, este ano com foco no turismo rural, é voltado a representantes dos setores públicos, como prefeituras, secretarias de turismo, técnicos e funcionários públicos membros de cidades do Mercosul e de universidades.

Turismo religioso em Santa Maria é discutido em Aparecida (SP)
No mês de setembro, a Superintendência de Promoção, Evento e Mercado, da Secretaria de Turismo de Santa Maria, participou da 2ª Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo, em Aparecida (SP). O congresso, voltado a guias de turismo, agente públicos, clero e iniciativa privada, proporcionou a troca de experiências entre profissionais de turismo especializados na organização de romarias e peregrinações. As servidoras da Secretaria de Município de Turismo, Clarice Paul e Talita Medeiros, apresentaram aos participantes do evento os santuários e igrejas de Santa Maria, cidade nacionalmente conhecida devido à Romaria da Medianeira, evento religioso que anualmente reúne milhares de peregrinos no município.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo