Eleições 2010. Lula, na verdade, está jogando a isca. Quem sabe consegue pescar um peixão!
Confira reportagem da jornalista Vera Rosa, nO Estado de São Paulo, sobre os movimentos dos eventuais candidatos à sucessão de Luis Inácio Lula da Silva. O foco, aliás, é a própria atuação do atual presidente, que, obviamente, influenciará na escolha dos concorrentes do campo governista. Inclusive para adotar um dos nomes, no momento apropriado. Lá no final, faço mais um dos meus (nem sempre) humildes comentários. A seguir:
De olho em herdeiro para 2010, Lula testa seis nomes dentro e fora do PT
Dilma ainda é a favorita, mas presidente admite que lhe falta malícia política e avisa que não vai decidir este ano
Sem candidato natural do PT à sua sucessão, em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só pretende entrar no jogo para ungir um herdeiro a partir do ano que vem. Antes, quer pôr à prova no mínimo seis nomes. O teste incluirá viagens pelo País ao lado do postulante e o exame de como cada um se comporta na defesa do governo.
Lula disse a auxiliares que não vai benzer ninguém agora. O comentário foi feito no início da semana, depois de ver os resultados da pesquisa CNT-Sensus, que mostra que sua popularidade ainda é intransferível.
O presidente observa o desempenho de possíveis candidatos não apenas na seara do PT, mas também em outros partidos da base aliada, como o PMDB e o PSB. Está bem impressionado, por exemplo, com a performance do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), ex-ministro da Integração Nacional.
Nas simulações feitas até agora, Ciro perderia a eleição presidencial para o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), mas não faria feio. Além disso, no diagnóstico do Planalto, se a disputa com os tucanos for marcada por cruzados de direita, pode ser conveniente para Lula usar o estilo agressivo do ex-governador cearense.
Gerente do governo, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, é hoje a favorita do presidente nas fileiras do PT. Mas Lula admite que falta a ela mais malícia política. Para adquirir jogo de cintura, Dilma chegou a ganhar um bambolê de dirigentes do PMDB, em janeiro, logo depois da posse do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão…
COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: Ainda há muita água por correr embaixo da ponte. Mas nem tanta. Afinal, goste ou não o Presidente, já em 2009 os nomes estarão postos (e expostos) à sociedade. Por isso, o jogo é agora. E, além de Dilma, há Tarso Genro, Patrus Ananias e, quem sabe, Marta Suplicy – mesmo que contra a vontade de Lula. E, fora do petismo, não se deve esquecer de Nelson Jobim, do PMDB, nem de Aécio Neves – que muitos querem ver fora do PSDB para encarar a disputa. Logo…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem De olho em herdeiro para 2010, Lula testa seis nomes dentro e fora do PT, de Vera Rosa, nO Estado de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.