Arquivo

Eleições 2006. A gurizada de SM vai às urnas

É verdade que vai ser muuuito difícil, para não dizer impossível, chegar aos 200 mil eleitores dentro de dois anos – o que provocaria a necessidade, se ninguém conseguir 50% mais um dos votos válidos, de um segundo turno no pleito municipal. Hoje são 184.419 inscritos na Justiça Eleitoral.

Mas uma coisa é certa: se há alguma chance de aumento significativo no número do eleitorado, ela se concentra nos jovens. É nesse contingente, com idade até 25 anos, que se observa o maior aumento da adesão. A comprovação é feita pela própria Justiça. O Tribunal Superior Eleitoral, como conta a repórter Alexandra Zanela, na edição desta quarta-feira do Diário de Santa Maria, contabiliza exatamente 34.436 mil eleitores nessa faixa etária. Por que isso, a presença maior de jovens participando das eleições, está acontecendo? Hein? Confira:

”Mais jovens nas urnas
Santa Maria tem 34,4 mil eleitores com menos de 25 anos, segundo o TSE

Jovem gosta de festa, de compromissos. Um, extremamente importante, é o direito e o dever de votar nas eleições para escolher os chefes do país. Como a obrigatoriedade reunião de amigos e de diversão. Mas também já tem muitos de ir às urnas somente vale para quem tem mais de 18 anos, muita gente acaba não fazendo o documento: o título de eleitor.

Mas como toda a regra tem sua exceção, os jovens de Santa Maria têm provado que estão, sim, ligados na política. Somente em dois meses do ano passado, foram mais de mil títulos novos de pessoas de 16 e 17 anos. De 2000 até junho deste ano, 3.985 jovens, entre 16 e 24 anos, fizeram o documento na cidade (veja quadro). Na eleição de outubro, ao todo, serão quase 6 mil novos eleitores.

O número surpreendeu até mesmo quem trabalha na Justiça Eleitoral. Arisson Pedroso, chefe do cartório da 135ª Zona Eleitoral conta que nos últimos dois anos o movimento tem aumentado. Segundo ele, até mesmo nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as férias escolares, a procura para fazer o documento foi grande.

Para Arisson, dois motivos são os responsáveis pelo aumento: a campanha nos colégios para que os alunos fizessem o título e a exigência maior do documento para fazer financiamentos em bancos e até mesmo para tentar um emprego.

Justiça Eleitoral fez ação para atrair o jovem eleitor

Durante o ano passado, a Justiça Eleitoral de Santa Maria fez um movimento para que os estudantes se interessassem pela política. Os colégios foram visitados e os funcionários dos cartórios pegaram os dados dos alunos. Depois, os títulos foram impressos e entregues aos novos eleitores…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, inclusive com quadro explicativo, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.clicrbs.com.br/jornais/dsm/

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo