DestaqueSanta Maria

UFSM. Abertas inscrições para cursos básicos sobre as línguas guarani e kaingang. Aulas serão on-line

Inscrições estão abertas até o dia 31 de março. Confira como participar

Por Assessoria de Imprensa da UFSM

A Coordenadoria de Ações Educacionais e o Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas da UFSM informam que estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para dois cursos básicos: um sobre a língua guarani e outro sobre o idioma kaingang. Ambos serão ministrados na modalidade on-line.

Aberto a todos os interessados em participar, o Curso Básico da Língua Guarani ocorre de 5 de abril a 24 de maio, nas segundas e sextas-feiras, das 17h às 19h. O ministrante será o professor Jonata Benites, que é da etnia guarani mbyá. Ele é atualmente cacique da Aldeia Tekoa Guaviraty Porã (no município de Santa Maria), onde é professor na Escola Estadual Indígena Ivyra’ija Tenonde Vera Miri. O formulário de inscrição está disponível aqui.

Quanto ao Curso Básico de Língua Kaingang, o público-alvo é constituído por indígenas da etnia falante desse idioma. As aulas serão ministradas de 6 de abril a 25 de maio, nas terças e quintas-feiras, das 17h às 19h, pelo professor Adilson Policena, também da etnia kaingang. Graduado em Licenciatura Intercultural Indígena pela Universidade Federal de Santa Catarina, ele é hoje cacique da Terra Indígena de Inhacorá, no município de São Valério do Sul, na qual se localiza a Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Marechal Cândido Rondon, onde é professor. O formulário de inscrição pode ser acessado aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo