Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PrefeituraSaúde

ENFIM, O SAMU. Serviço disponível, quase um ano depois da chegada das ambulâncias

A estréia é de luxo, do ponto de vista institucional. Afinal, até o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário estadual Ciro Simoni, são aguardados na cidade para, no final da tarde, o ato que marcará o início das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ambulância do SAMU. Equipamento estava na cidade desde junho do ano passado

E olha que já não era sem tempo, cá entre nós. Afinal, as ambulâncias que compõem o serviço estão na cidade desde junho do ano passado. Ah, como vai funcionar e o que acontecerá neste primeiro dia, você fica sabendo através do material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura – e que também trata de outras ações da municipalidade em relação à saúde. O texto é de Fabrício Minussi. A seguir:

Ministro inaugura SAMU. Reformas em oito unidades. UPA em licitação. As ações na saúde

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, o secretário de Município da Saúde e vice-prefeito, José Haidar Farret e o prefeito Cezar Schirmer, prestigiam, nesta sexta-feira (20), o ato que marcará o início da operação das ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A solenidade está marcada para às 18h, no Hospital Casa de Saúde. A instituição será responsável por administrar o atendimento de uma ambulância de suporte básico e outra de suporte avançado. Outras duas unidades de suporte básico irão operar a partir do Pronto Atendimento (PA) do Patronato.

A Prefeitura de Santa Maria e a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) assinaram, no dia 25 de abril, convênio para a implantação e operacionalização do SAMU no Município. Pelo convênio firmado a Prefeitura repassa à Sefas, conforme Termo de Doação, uma ambulância de suporte avançado e três ambulâncias de suporte básico. Além de se responsabilizar pela manutenção das ambulâncias, a Sefas disponibilizará todo o pessoal necessário à prestação do serviço e, para tanto, receberá, mensalmente, do município, R$ 160 mil para gerenciamento e execução do atendimento que será fiscalizado pela Prefeitura. Os recursos são dos governos Federal , Estadual e Municipal.

Os serviços de atendimento do SAMU serão regulados por uma central médica 24 horas, instalada em Porto Alegre, através do telefone 192 (ligação gratuita). O servidor municipal Luiz Skinowsky, superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Município da Saúde, será o responsável pelo acompanhamento da execução dos serviços, bem como pela análise da prestação de contas referente aos recursos alocados.

O convênio firmado com a Sefas tem prazo de vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado mediante Termo Aditivo.

Uma avaliação dos serviços será realizada a cada três meses. Um dos objetivos será de verificar se há a necessidade de se colocar mais uma ambulância de suporte avançado em funcionamento no Município. As cidades da região também poderão ser atendidas por uma ambulância de suporte avançado. Para tanto, devem mostrar o interesse na participação do custeio, mediante um Termo Aditivo…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

8 Comentários

  1. Gostaria da atenção de todos por favor!!oq o sec.da saude de Santa MAria está fazendo com a população?Não temos otorrinolaringologista nem traumatologista se forem consultar na protege os exames não são atendidio pela sec. de saúde.Oque é isso dr. Farret acho que o sr. está dando importância pra pecuinhas e diz que me diz quanta desocupação meu caro,deixe de fazer barracos na sec.e vá agir contrate os médicos que já está de bom tamanho!

  2. O discurso das autoridades é sempre o mesmo quando questionados sobre o porquê de atraso nas melhorias da cidade. Eles dizem que estão estudando, estudando, etc. E ainda ficam se justificando atirando pedras nos governois anteriores. Mas, a população não está preocupada com o ontem, e sim com o HOJE e o FUTURO. Se fosse para cobrar dos anteriores não teríamos mudado de prefeito, governador, etc. Vota-se no diferente na esperança de renovação da forma de governar, na agilidade e no cumprimento das propostas que eles fazem na campanha, que ao meu ver se torna a cada eleição o maior concurso de mentiras brasileiro. É só ler as repostas dos secretários nos jornais, as declarações. Sempre a mesma falácia, aliás nisso, estes caras estão já PHD.

  3. Pois é criaram a CPMF para investirem na saúde, e deu no que, usaram o dinheiro na vala comum. O caos na saúde é Nacional, claro que reflete diretamente nos municípios, num mais em noutros menos, mas a carência é enorme. Cadê a PEC 29???

  4. Lembro que na minha juventude, Santa Maria era referenncia em saúde, mas nas ultimas decads foi perdendo qualidade até chegar na bagunça que está. Agora vamos fazer justiça, o Prefeito Schirmer pegou a saúde de Santa Maria na pior fase e esta fazendo um grande trabalho que será reconhecido mais adiante. Soube que existe falta de médicos pq todos os que são chamodos por concurso não se apresentam porque preferem clinicar particular para ganhar mais. O juramento no dia da formatura desses “doutores” é esquecido rapidamente. Portanto melhor é terceirizar logo estes serviços. Com urgência!

  5. Q seja bem vindo o SAMU, mas vamos depositar os doentes onde? A saúde pública do nosso município está um caos, na UTI há muito tempo. A falta de gestão é o principal motivo desta falência multipla deste orgão. A morte desta pessoa é a consequência trágica da incompetência de um secretário e do próprio prefeito, vem aí o UPA, ora só vai mudar o endereço do caos, aliás, vai piorar, porque ali teremos problemas de acesso rápido. Temos uma estrutura muito boa no PA do patronato, com mesas de UTI (3), mas com médicos mal pagos, 1 médico por plantão, outros que fazerm 24 hs de plantão, portanto, não é mudando o endereço que vamos resolver isso. Ao invés de gastar mais de CEM MIL no carnaval de Porto Alegre, poderia, o Prefeito, ter comprado ambulância para atender a população. Acusar os servidores, no minimo é uma covardia de um Governo catastrófico, pois falta incentivo, condições humanas de trabalho e nas mãos de um secretário ultrapassado, perseguidor,adora uma perseguição à servidores, que desmantela o serviço de sáude. Nosso PA continuará funcionando no limite, pois nossas unidades de saúde não estão funcionando a pleno vapor, na sua totalidade.
    Q venha e seja bem vindo o SAMU, mas a pergunta continua: Onde iremos colocar os doentes recolhidos?

  6. pois é …precisou morrer um paciente…
    e agora a indenização tem que sair do bolso do SHIRMER e do FARRET e não dos cofres públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo