Santa Maria

CENTRO. Obra do Calçadão avança, e outro trecho será fechado para instalação de galerias pluviais

Reforma está orçada em R$ 2 milhões, sem uso de recursos públicos

Trabalho está com 15% desta etapa concluída, o que equivale a cerca de 23 metros de estruturas instaladas. Foto João Alves / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A obra do novo Calçadão Salvador Isaia avança mais uma etapa. Nesta terça-feira (9), foi feita a realocação dos tapumes para a continuidade do serviço de instalação das galerias que irão comportar as redes pluviais e de esgoto. Ao todo, serão 174 metros de galerias e 15% da acomodação das estruturas já foi concluída, o que equivale a 23 metros do total. Esta fase do serviço foi realizada em aproximadamente três semanas, com pausas nos dias de chuva forte, e está a cargo da Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, reforça que a concretagem feita no solo, por cima das galerias já instaladas, não é a conclusão daquele trecho do Calçadão. O concreto foi alojado apenas para permitir a trafegabilidade de pedestres em segurança pelo local. Depois que todos os 174 metros das estruturas forem instalados, a empresa De Marco, de Erechim, vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do novo Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos.

“A ideia inicial era fechar o Calçadão de ponta a ponta com tapumes, mas, depois de uma avaliação, optamos por fazer a obra em módulos, de forma a manter a circulação de pessoas no local. Sabemos que obras podem ser incômodas, mas, pedimos paciência a todos, pois tudo é feito para benefício da comunidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

A área de trabalho deve compreender cerca de mais 20 metros de instalação de galerias das redes pluvial e de esgoto. Ao todo, a galeria do Calçadão terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo.

A obra do novo Calçadão está orçada em R$ 2 milhões. Porém, por alteração feita no Plano Diretor de Desenvolvimento Territorial, em 2018, nenhum recurso sairá diretamente dos cofres públicos. A mudança no Plano Diretor permite o direcionamento de medidas compensatórias a empresas de grande porte que se instalam em Santa Maria. Assim, a Urbanes e a De Marco, que farão empreendimentos imobiliários na cidade, realizarão a obra do Calçadão como medida compensatória.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo