DestaqueSanta Maria

CIDADE. Cercados por discurso de ódio, líderes religiosos lançam Campanha da Fraternidade 2021

Tema da campanha deste ano é Fraternidade e diálogo: compromisso de amor

Por Maiquel Rosauro

“Temos a necessidade de construir pontes e não muros; e dialogar as nossas diferenças”. Foi assim que o arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert resumiu a polêmica que vem cercando a Campanha da Fraternidade 2021, lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas (18). A iniciativa é alvo de discurso de ódio nas redes sociais por se posicionar em defesa de grupos minoritários, como o LGBTQI+.

Nesta edição, como ocorre a cada cinco anos, a campanha ultrapassa as fronteiras da Igreja Católica e torna-se um culto ecumênico, envolvendo outras igrejas cristãs. O tema deste ano é “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema escolhido foi “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2,14).

A proposta visa dialogar sobre polarizações e violências vividas por minorias. O texto-base, alvo de críticas nas redes sociais, defende a importância do diálogo frente às polarizações e ressalta que algumas populações, como aquela formada por mulheres negras e indígenas, são as maiores vítimas da violência.

O texto ainda diz que “outro grupo social que sofre as consequências da política estruturada e da criação de inimigos é a população LGBTQI+”. Esse trecho é o principal motivo das campanhas que pedem o boicote da Campanha da Fraternidade.

“Tenho ficado surpreso com manifestação de minorias contra essa campanha. Fico pensando, meu Deus, o que esse povo tem na cabeça. Qual é o objetivo desta campanha? É justamente a unidade”, afirma dom Francisco de Assis da Silva, bispo da Igreja Anglicana.

O vigário geral da Arquidiocese, padre Ruben Dotto, relatou que desde o texto-base chegaram diversos elementos para reflexão que acabam, querendo ou não, contribuindo para o debate.

“As pessoas não querem falar nisso, por isso reagem desta maneira. O bonito da Campanha da Fraternidade, e que me emociona como cristão e padre, é a verdade que está subjacente. Não há nada que justifique a inimizade e anulação da diversidade humana”, comentou padre Dotto.

O pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Reinoldo Gluck Neumann, ressaltou que é preciso agir com sabedoria, tolerância e respeito.

“Queremos derrubar muros, ou que eles nem sejam construídos. Queremos pontes de união e comunhão”, disse o pastor Neumann.

O lançamento da campanha em Santa Maria foi transmitido ao vivo pelo Facebook. Confira:

Por não ser restrita a Igreja Católica, a campanha deste ano não foi preparada pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), mas pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Leia a íntegra do texto-base da Campanha da Fraternidade 2021.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Briga de minorias. Ontem vi um estatística, 80% dos tweets são produzidos por 10% dos usuários. Nas outras redes sociais não deve ser diferente.
    Aposto que os críticos não vão na missa todo domingo. Papa Xico fez opção pelos poucos e bons católicos. Vai ter exatamente o que quer. Ênfase nos poucos.
    Eu? Já me auto excomunguei faz tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo