ArteEconomiaSanta Maria

CIDADE. Objetivo prestes a ser alcançado. Parque Itaimbé começa a virar galeria de arte a céu aberto

Continua o trabalho de artistas locais, via edital bancado pela Lei Aldir Blanc

Artistas como Fernanda Xavier, seguem pintando painéis, em trabalhos selecionados por edital da Prefeitura (foto João Vilnei/Prefeitura)

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Por Joyce Noronha

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, auxilia artistas locais selecionados em edital da Lei Aldir Blanc, para projetos artísticos na linguagem Arte Mural/Grafite em espaços do Parque Itaimbé. As pinturas começaram em dezembro de 2020, e alguns painéis já estão concluídos. Outros trabalhos ainda estão em andamento.

É o caso do trabalho da artista Fernanda Xavier, denominado “O Desabrochar” e “Elos Selvagens”, um painel que ficará no viaduto da Rua Venâncio Aires. A artista visual de 27 anos conta que a experiência está sendo enriquecedora, por poder deixar a arte em um local de acesso a todos e pelas trocas que tem feito com os pedestres.

“Eu uso a pintura, o desenho e a arte como forma de expressar meus sentimentos. Então, estar aqui pintando, e alguém parar para conversar comigo ou elogiar o mural, é um momento único. Gosto quando a arte sai do museu ou de um lugar elitizado em que só alguns têm acesso. Aqui, está no Parque Itaimbé, para que toda a cidade veja”, comemora Fernanda.

Além do trabalho de Fernanda Xavier, pelo edital nº 006, também foram selecionados cinco projetos do coletivo InstitutoArt 13/40, denominado “Projeto Mais Arte Mais Vida”, dos artistas Rafael Itaqui, Nanda Beck e Israel Caetano, além de uma iniciativa do artista Braziliano, denominado “Mural Basquete, lazer e saúde”. 

O concurso teve como principais objetivos estimular a produção artística local e revitalizar o Parque Itaimbé. Para isso, por meio da Lei Aldir Blanc, foi destinado o valor de R$ R$ 120 mil para as produções.

Os locais escolhidos são os seguintes: viaduto da Silva Jardim, viaduto da Tuiuti, viaduto da Pinheiro Machado, viaduto da Venâncio Aires, Concha Acústica, Espaço Le Parkour, painel em frente à quadra de basquete localizada ao lado do Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Pogetti (Bombril), e também o muro em frente ao Bombril.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo