Arquivo

Crise ianque. MP dos bancos já na Câmara. E daí, se deputados não votam e pauta está travada!

Cezar Schirmer, prefeito eleito de Santa Maria e deputado federal estará em Brasília nesta semana. Vai à Câmara, além de, como se avalia de forma correta, deixar de lado as pressões que recebe, na formação do futuro secretariado. Aliás, só para descansar, mesmo, servirá a presença do parlamentar no Distrito Federal.

 

Por quê? Simples: a pauta está travada por cinco medidas provisórias e quatro projetos em regime de urgência – e portanto tendo prioridade para apreciação. Ainda por cima, por conta do segundo turno das eleições comunais em várias capitais (e cidades maiores) brasileiras, o parlamento nacional está às moscas. E ninguém ousa afirmar quando se poderá votar o que for, antes de novembro.

 

Nessa condição está, inclusive, a última Medida Provisória (já em vigor), que trata das medidas para socorrer às casas bancárias, em função da crise econômica planetária desencadeada a partir do problema dos ianques com suas hipotecas e seu cassino financeiro. Aliás, a propósito dessa MP, confira reportagem distribuída pela Agência Cãmara de Notícias, a seguir:

 

“Chega à Câmara MP que permite socorro a bancos

 

A Câmara analisa a Medida Provisória 442/08, que facilita o socorro a bancos de pequeno porte e o crédito a exportadores por parte do Banco Central. Além disso, a MP autoriza empresas que operam com leasing a emitir letras de arrendamento mercantil com lastro em suas operações de crédito. As medidas são uma resposta à crise financeira internacional e pretendem colocar mais recursos no mercado de crédito brasileiro, mas ainda dependem de regulamentação do Conselho Monetário Nacional (CMN).

O principal efeito da crise financeira que se instalou após a quebra do mercado de crédito imobiliário nos Estados Unidos foi a perda de confiança entre instituições financeiras. Como nenhum banco pode prever qual outro banco ou financeira poderá cumprir seus compromissos, instituições pequenas não têm conseguido crédito para cumprir seus pagamentos imediatos, embora possam ter uma carteira de crédito a receber em boas condições.

A ajuda a bancos será facilitada porque as operações de redesconto junto ao Banco Central poderão ter como garantia as próprias carteiras de crédito das instituições que pedirem o socorro. Essas operações são feitas normalmente quando, no prazo de um dia, um banco não tem dinheiro em caixa para pagar compromissos e dá como garantia títulos públicos federais. Além de passar a aceitar as carteiras de crédito como garantia, o prazo dado pelo Banco Central para essa operação poderá ser estendido. Hoje, apenas bancos com risco de desequilíbrio têm prazo estendido nessa operação…”


SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Chega à Câmara MP que permite socorro a bancos”, de Marcello Larcher, da Agência Câmara de Notícias.

Leia também a reportagem “Plenário tem pauta trancada por cinco MPs e quatro projetos”, de Rodrigo Bittar, da ACN.

É interessante a leitura, igualmente, da nota “BC contabiliza 30 bancos com problemas de liquidez”, de Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo