Por Diniana Rubin / Prefeitura de Santa Maria
Os agentes públicos da Fiscalização Municipal Integrada estão em constante alerta e realizam ações diariamente com o objetivo de evitar a junção de pessoas em Santa Maria em meio à pandemia. Durante o final de semana, entre a noite de sexta-feira (12) e a madrugada desta segunda (15), os agentes de segurança percorreram bairros onde houve denúncias de aglomeração de pessoas e consumo de bebida em via pública. Os registros chegaram por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). No fim de semana, também ocorreram ações da Patrulha da Máscara.
Entre a noite de domingo (14) e a madrugada desta segunda (15), durante a operação da força-tarefa, foram distribuídas 17 máscaras. Os agentes municipais estiveram no Bairro Tomazetti, próximo a um condomínio residencial, e constataram a aglomeração de cerca de 100 pessoas. Foi realizada a fiscalização dos cerca de 30 veículos, abordagem, identificação, orientações quanto ao cumprimento dos decretos municipais e dispersão das pessoas. Uma motocicleta foi recolhida por problema nos documentos e foram distribuídas três máscaras de proteção para quem não tinha.
Em outra ação, foi constatada a junção de cerca de 80 pessoas em frente a uma distribuidora de bebidas, no Bairro Patronato. Houve a fiscalização de aproximadamente 25 veículos, além de orientações quanto ao cumprimento dos decretos municipais e dispersão.
Já na Avenida Borges de Medeiros, os agentes realizaram a distribuição de quatro máscaras e orientaram as pessoas para evitar agrupamentos.
No domingo à tarde, para conter a aglomeração nos brinquedos e aparelhos de ginástica na Praça do Mallet, houve orientação aos frequentadores e necessário o isolamento com fita nos locais.
Iniciativas no sábado
Na ação realizada no sábado (13), ocorreram três abordagens de pessoas consumindo bebida alcoólica em via pública, na Rua do Rosário. Foram realizadas notificações e aplicado Termo Circunstanciado por porte de entorpecentes. Além disso, duas máscaras foram distribuídas e feita orientação sobre decretos. Também foi constatada aglomeração em um bar, na Avenida Medianeira. O responsável foi notificado por falta de Alvará de Funcionamento e recebeu auto de infração por descumprimento dos decretos municipais.
Ainda na noite de sábado, novamente no Bairro Tomazetti, próximo a um condomínio residencial, havia nova aglomeração de pessoas. Foi feita fiscalização veicular, sendo dois veículos recolhidos por estarem com licenciamento vencido, orientações quanto ao cumprimento dos decretos municipais e dispersão.
Já na noite de sexta-feira (12), a Fiscalização Municipal Integrada averiguou denúncia de aglomeração na Rua Silva Jardim. A fiscalização feita pela Coordenadoria de Trânsito orientou condutores que estavam com veículos estacionados em local proibido e dispersou aproximadamente 40 pessoas do local.
A força-tarefa esteve no Bairro Tomazetti, próximo a um condomínio residencial, e constatou a junção de cerca de 120 pessoas, que foram dispersadas. Um agente da Coordenadoria Municipal de Trânsito, ao abordar um motociclista, quase foi atropelado, tendo lesões leves. Porém, não foi possível a identificação do veículo.
Patrulha da Máscara
Orientar a população sobre os cuidados necessários para conter a pandemia de Covid-19 continua sendo fundamental para controlar a transmissão do vírus. Por isso, as equipes da Prefeitura de Santa Maria voltaram às ruas neste sábado (13) e domingo (14) para orientar os cidadãos sobre o uso correto das máscaras de proteção. Nos locais, os servidores conversaram com as pessoas que estavam sem máscara ou usando de forma incorreta, e distribuíram o item para quem não tinha. Também alertaram para evitar aglomerações e a seguir medidas de higiene, como lavar as mãos ou usar álcool em gel.
O trabalho educativo foi realizado no Calçadão Salvador Isaia, na Praça Saldanha Marinho, ao longo do Parque Itaimbé e na Praça do Maneco, no Bairro Centro. As ações também se concentraram na Praça do Mallet, no Jockey Clube e em praças no Bairro Nova Santa Marta, na Avenida dos Quartéis e Ginásio do Oreco. Conforme o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, o movimento em Santa Maria foi dentro do esperado para o fim de semana de Carnaval.
“Encontramos algumas pessoas não utilizando a máscara e sem distanciamento, principalmente em grupos de famílias. Mas procuramos sempre orientar sobre os cuidados e medidas de higiene. Reforçamos que deve ser feito o uso de máscara em locais públicos, em que há maior movimentação, e é importante manter os cuidados necessários para diminuir a circulação do vírus”, enfatiza o secretário Mascarenhas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.