Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducaçãoSegurança

CÂMARA. Dois projetos que tramitam no Legislativo visam promover mais segurança nas escolas de SM

Uma das propostas está pronta para ser votada após o recesso parlamentar

Tema ganhou relevância extra no Parlamento após Polícia Civil impedir massacre em escola no início do mês (Foto Isadora Pilar/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O Parlamento de Santa Maria está em recesso até o final do mês, mas quando voltar aos trabalhos debaterá dois projetos de lei que visam aumentar a segurança nas escolas. Uma das propostas está pronta para ser votada, enquanto outra foi protocolada semana passada.

A iniciativa mais recente é a da vereadora Marina Callegaro (PT), apresentada na última sexta-feira (15), que cria o Programa Municipal de Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Meninas nas instituições de ensino de Santa Maria. A iniciativa visa capacitar educadores, promover debates sobre o tema, conscientizar os estudantes e identificar e orientar sobre as formas de violência e discriminação.

Na Justificativa do projeto, Marina aponta que a proposta visa fortalecer ações de combate à violência contra a mulher, considerada um dos grandes problemas de direitos humanos, vinculada a uma cultura histórica machista de organização social.

“Assistimos um aumento gradativo de casos de violência contra as mulheres, dados dão conta de que esses fatos aumentaram 22% em plena pandemia e, por isso, se faz tão importante promover a construção de uma sociedade mais respeitosa”, diz Marina.

No retorno das sessões plenárias, em agosto, um dos primeiros projetos que os vereadores vão votar é a proposta que cria o programa Escola Segura, de autoria de Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas, ambos do Republicanos.

A iniciativa prevê a elaboração de um plano de trabalho de cada unidade escolar para garantir a segurança de alunos e educadores, além do patrimônio público. Também está prevista a instalação de câmeras de monitoramento nas dependências e cercanias das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs).

“É preciso entender que a segurança pública deve ser vista como um conjunto amplo de ações e nesse contexto é de fundamental importância a participação dos entes públicos de segurança através de parcerias e convênios a fim de possibilitar realizações de palestras por pessoas capacitadas para esse fim, abordando temas relacionados à violência e criminalidade. Após contato com várias escolas municipais de Santa Maria, a fim de averiguar se houve crimes de furto ou assaltos, pelo menos em 50% delas confirmaram os delitos”, diz a Justificativa.

O projeto dos vereadores do Republicanos foi protocolado em 15 de junho e recebeu parecer favorável da Procuradoria Jurídica e das comissões de Constituição e Justiça, e Educação. A previsão é de que entre em Plenário, em primeira discussão, na sessão de 2 de agosto.

Polícia

O tema ganhou relevância, no início do mês, após a Polícia Civil frustrar os planos de um estudante que visava matar alunos e professor de uma escola no Bairro Camobi. O objetivo era usar bombas, coquetel molotov e faca para promover o massacre (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo