Região

ITAARA. Executivo realizará plantão, no carnaval, para garantir cumprimento de normas sanitárias

Órgãos municipais realizarão atuação fiscalizatória conjunta

Reunião ampliada com lideranças do Executivo detalhou ações que serão realizadas no feriadão de carnaval. Foto Divulgação

Por Prefeitura de Itaara

Garantir o cumprimento das medidas sanitárias de enfrentamento ao Covid-19 é uma das funções do Município e, para atender a esta atribuição, foi realizada uma reunião ampliada para debater o tema e alinhar estratégias.

O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (10) e foi coordenado pelo prefeito, Silvio Weber, e pela vice-prefeita, Salete Desconzi. Na ocasião Weber reafirmou o compromisso das secretarias de Município e órgãos de segurança para coibir possíveis condutas infringentes às normativas em vigor (veja normas e como denunciar abaixo).

“Não iremos tolerar situações que coloquem em risco à vida da população. No momento em que são realizados eventos sem autorização, com aglomeração e em desacordo com os decretos regulamentadores a pessoa está desrespeitando a si própria e, principalmente, a comunidade neste momento pandêmico”, disse o prefeito.

Ficou estabelecido que os setores de Vigilância Sanitária, Fiscalização, Procuradoria Jurídica, Planejamento e Gestão, Brigada Militar e Defesa Civil irão fazer atuação fiscalizatória conjunta diuturna para, em carácter imediato, cumprir diligências e adotar as providências necessárias ao cessamento de possíveis infrações.

“É um grupo plurissetorial que irá garantir tranquilidade e procurará orientar a nossa população”, registrou a vice-prefeita.

De acordo com o Comandante da Brigada Militar, sargento Volmir Humberto Flores, a corporação prestará auxilio a esse grupo na fiscalização de festas e aglomerações que forem denunciadas.

“A Brigada Militar estará à disposição e se receber alguma denúncia fará a averiguação em conjunto com a equipe que foi colocada à disposição pela Prefeitura”, disse o comandante.

Segundo ele, as denúncias podem ser feitas para o telefone (55) 999-521-331 ou diretamente pelo 190. A ligação vai cair direto no CIOSP (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública) em Santa Maria e as coordenadas serão repassadas para o pelotão de Itaara.

Participaram do encontro além do prefeito e da vice, os secretários de Município do Planejamento e Gestão (Lucas Saccol Meyne), Extraordinária (Luciane de Andrades Lemos), Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural (Arthur Heinz), a Procuradora Jurídica (Maiara Pavão), servidores da Vigilância Sanitária Municipal (Marco Sudério e Volnei Avila) e o Comandante da Brigada Militar de Itaara (sargento Volmir Humberto Flores).

Quais regras seguir?
O Município de Itaara, por estar dentre os integrantes da AM Centro, deve aplicar as normatizações do Governo do Estado por inexistência, na região central, do plano de cogestão.

Diante disso, toda e qualquer atividade deve atender aos requisitos previstos no Decreto Executivo Estadual nº 55.751/2021 e demais medidas segmentadas disponíveis em https://coronavirus.rs.gov.br/portarias-da-ses.

Como denunciar
Caso você constatar irregularidades durante o feriadão de carnaval das normas de distanciamento social poderá o cidadão comunicar a Brigada Militar pelo telefone 190, durante 24h, para fins de averiguação pela força tarefa e adoção das medidas necessárias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo