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Visita à BR 158. Reivindicação histórica da região, asfaltamento estará concluído neste ano

O deputado federal Paulo Pimenta tem bons motivos para estar faceiro. No plano político-eleitoral, comemora a adesão de dois partidos (pequenos, ressalte-se), PTC e PRB, à sua pré-candidatura a prefeito. E no que toca ao seu desempenho parlamentar, está em vias de se consagrar junto à comunidade regional. Afinal, a luta que começou com o ex-deputado Nelson Marchezan, precocemente falecido, e que ele abraçou, está prestes a se tornar realidade.

 

A BR 158, que reduz o caminho entre Santa Maria e a fronteira sul do Estado, está praticamente concluída. Com certeza absoluta, em meados deste ano, poderá ser inaugurada. E dentro de dois meses já poderá ser utilizada por usuários, beneficiando centenas de milhares de pessoas da Metade Sul do Rio Grande, com vantagens econômicas historicamente exaltadas.

 

Isso pode ser verificado num “tour”, conduzido pelo parlamentar, com a participação de políticos e lideranças locais e regionais, na manhã de sábado. O relato da visita pode ser encontrado no texto distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de Pimenta. Confira, a seguir:

 

“Vistoria comprova ritmo acelerado na obra da BR 158

 

Inspeção foi feita sábado pelo deputado Paulo Pimenta e convidados. Pavimentação dos 114 km entre Santa Maria e Rosário do Sul  foi dividida em três lotes, dos quais dois  já estão asfaltados. Trecho intermediário terá trafegabilidade até o fim de maio.

 

Até o final de maio será possível trafegar pelos 114,7 km da BR 158, entre Santa Maria e Rosário do Sul, e em abril ocorrerá a avaliação do andamento dos trabalhos que indicará a data de término e entrega do asfaltamento. A garantia foi dada durante vistoria realizada no último sábado, promovida pelo deputado federal petista Paulo Pimenta, da qual participaram dezenas de convidados, entre autoridades santa-marienses, imprensa e representantes das comunidades beneficiadas pela obra. A pavimentação desta parte da rodovia federal, que está sendo executada em três lotes, tornou-se prioridade para Pimenta ainda no começo do primeiro mandato do parlamentar na Câmara Federal. Desde o final de 2004, ele vem garantindo recursos da União para viabilizar o asfaltamento, que antes do Governo Lula foi iniciado diversas vezes, mas sempre acabou paralisado por falta de recursos financeiros para sua continuidade.

 

A obra irá diminuir em 60 km a ligação com o Mercosul e a sua efetiva retomada ocorreu em 2005, graças a alocação de verbas federais liberadas por Pimenta, via emendas parlamentares ou diretamente junto ao Orçamento Federal. Em pouco mais de três anos foram assegurados, entre recursos já empregados e disponibilizados, R$ 109,4 milhões para aplicação na pavimentação da BR 158. O primeiro trecho a ter o trabalho de asfaltamento reiniciado foi o chamado Lote 3, situado próximo a Rosário do Sul e com 38,9 km de extensão, que está concluído desde março de 2007. Nele foram aplicados 43,3 milhões de reais pagos a construtora Bolognesi Engenharia, que executou o projeto.

 

O Lote 1, com 38,4 km e localizado na saída de Santa Maria, também está praticamente terminado. O trecho encontra-se completamente asfaltado e sinalizado horizontalmente, faltando apenas a complementação da sinalização vertical. A empresa executora é a Cotrel, que receberá R$ 15 milhões pelo contrato de construção. No sábado, os participantes da vistoria percorreram todo o Lote 1 e verificaram a sua quase conclusão, além de ouvir o relato do representante da empresa construtora.

 

A comitiva liderada por Pimenta partiu às 9h30 do Posto Padoin, na Avenida Walter Jobim. Um ônibus, um microônibus e vários veículos acompanharam a caravana que fez quatro paradas ao longo do trajeto percorrido, que incluiu vistoria no Lotes 1 e 2. Os visitantes se detiveram, sobretudo, na verificação do trecho intermediário, o 2, onde a obra está em andamento. No local, os trabalhos para o asfaltamento da rodovia são realizados pela construtora Sultepa, sendo que o prazo contratual de execução encerra em 19 de junho.

 

Conforme o supervisor da empresa, Jaime Barrios da Costa, os serviços para o asfaltamento dos 37,3 km estão em fases diferentes. Em aproximadamente 20 km já foi aplicada pelo menos uma das camadas de pavimentação, sendo que no restante do lote o trabalho em execução é o de terraplenagem.  “Estamos com um trecho de cerca de 7 km onde a terraplenagem já está na camada final, ou seja, recebendo o bloqueio de argila antes de receber a base para colocação da primeira camada de asfalto. Nos 15 km finais do lote ocorre o maior volume de terraplenagem em execução, mas com desenvolvimento muito bom do trabalho. Estamos atualmente trabalhando com oito equipes de terraplenagem, além da equipe de pavimentação e o pessoal que realiza as obras complementares. Temos uma estimativa de que, dentro da programação estabelecida pela empresa, chegaremos até o final de maio com essa obra oferecendo condições de tráfego em toda sua extensão”, afirmou o engenheiro da Sultepa.

 

Ele informou que as condições climáticas favoráveis, registradas a partir de novembro, estão permitindo que a empresa conclua 5 km de terraplenagem por mês. Jaime Barrios da Costa disse que a Sultepa possui 130 máquinas e 237 funcionários trabalhando na obra do Lote 2, efetivo no qual está incluído também o pessoal de apoio. Serão aplicados no trecho mais de 55,8 mil toneladas de concreto asfáltico a quente. A dimensão dos serviços em execução puderam ser comprovados por quem acompanhou a vistoria. A maioria dos visitantes ficou impressionada com o que viu e convicta de que a pavimentação asfáltica entre Santa Maria e Rosário do Sul sairá finalmente do papel, passando do projeto à realidade.

 

A vistoria encerrou com um almoço de confraternização realizado na propriedade rural de Ocir Londero, já situada no município de Cacequi, e que reuniu 132 pessoas. O empresário de Santa Maria é um dos beneficiados com a pavimentação da BR 158, que passa em frente as suas terras. “É uma obra que vai proporcionar o desenvolvimento de toda uma região, que até então não podia ser efetivado por falta desse asfalto. Por muito tempo não houve as condições de crescimento econômico que irão surgir a partir de agora. Além disso, será uma importante via de acesso ao Mercosul. Estamos muito satisfeitos e felizes com a concretização dessa obra”, salientou. Durante o almoço, Ocir Londero entregou placa de agradecimento ao deputado federal Paulo Pimenta em reconhecimento ao seu empenho, que resultou na retomada do asfaltamento da BR 158. Ele chegou a sugerir que o trecho da rodovia receba o nome do parlamentar petista.”

 

 

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